Notícias

A Rio Pipeline 2023, que integra o calendário internacional de conferências sobre o mercado de dutos no Brasil e no mundo, oferece ao público uma área gratuita com 70 expositores. Durante a feira, o público pode conferir as inovações, tendências e estudos do setor dutoviário que vão do uso de cães na identificação de vazamentos de gases inodoros, passando por planos de infraestrutura e logística, até o uso de realidade aumentada como experiência imersiva na feira.

No espaço da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), técnicos da companhia detalhavam uma série de planos de infraestrutura e logística do setor, como o plano indicativo de gasoduto de transporte e o plano indicativo de terminais de GNL. Além disso, até o fim da Pipeline, a EPE terá feito seis palestras e exibido cinco trabalhos técnicos, além de participação em sessões especiais.

Sucesso entre os visitantes, o Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT) tem feito apresentações com o cão pastor belga Toruk. Ele tem roubado a cena porque, em uma iniciativa inédita no Brasil, se mostra capaz de farejar vazamentos de gases que não têm cheiro, como o metano, por exemplo. Chamada de biodetecção canina, é capaz de localizar exatamente onde estão os vazamentos – o que pode até ajudar na meta de redução de emissões de gases poluentes das companhias, e oferece uma alternativa de baixo custo e inovadora.

A sala exclusiva da Transpetro, uma área de 122m², abriga um ambiente para reuniões e outro voltado para ações de ativação de marca e espaço de convivência, com sofás, totem para carregamento de celulares e café. A empresa criou também um espaço dedicado ao podcast “Papo de Dutos”, um estúdio onde são recebidos convidados para gravação de programas sobre tecnologia na operação de dutos, agenda ESG, entre outros assuntos.

Apostando na alta tecnologia, a TAG e a TBG levaram seus centros de controle para os estandes que montaram na Pipeline. A TAG disponibilizou óculos de realidade virtual que transportavam o visitante para dentro de seu centro de controle, em uma visita com duração de três minutos. Enquanto a TBG criou uma cabine de realidade aumentada onde era possível visualizar locais como a faixa de servidão, a estação de descompressão de Paulínia e outros pontos.

Já a IEC, por exemplo, mostrou em seu espaço novidades que prometem causar grande impacto no mercado de dutos, como a linha de revestimentos a base de polisobuteno STOPAQ/ EasyQote para dutos e tubulações aéreos, enterrados e submersos e para tanques de armazenamento. De acordo com a IEC, esses revestimentos têm alta eficiência, grande facilidade de aplicação com simples preparação de superfície e propriedades de auto-cicatrização.

Além da exposição, a Rio Pipeline, que termina nesta quinta-feira, dia 10, conta com cinco CEO Talks, quatro plenárias, 12 sessões especiais, três workshops, 212 trabalhos técnicos de 15 países diferentes, 14 trabalhos e palestras convidadas e mais de 90 horas de palestras e conteúdo técnico oferecido ao público inscrito.

A Rio Pipeline 2023 tem patrocínio master da Petrobras; o patrocínio platinum da Transpetro, NTS, TAG e TBG; o patrocínio ouro da Tenaris; patrocínio bronze da PRIO; patrocínio cobre da GERDAU, Álvaro Aguiar Engenharia, Solar Turbines, Tory Tech; patrocínio Premium Arena da DNV e SLB/ENIVIBES; patrocínio Special Arena da Geogas, Rosen, Optasense e TDW, parceria de mídia do Pipeline Technology Journal e da epbr; apoio de mídia da Petro&Química, TN Petróleo e World Pipelines; apoio institucional da ABCM, AbeGás, Abemi, AbesPetro, Abendi, ABH2, Abimaq, Abitam, Abraco, Abramam, Arpel, Atgás, Brazil-Texas Chamber of Commerce, CTDUT, CTFF, YPI e YPP. Além disso, o evento conta ainda com o apoio do Governo Federal.