Notícias

Realizada entre 29 e 31 de outubro, a OTC Brasil 2019 chegou ao fim com alguns marcos, especialmente em sua exposição. Consolidando o papel de maior evento de recursos offshore do país, a OTC teve sua área de exposição expandida em 44% em relação à última edição, para receber 180 fornecedores e mais de 15 mil participantes de 48 países, incluindo 2.851 congressistas, representando um aumento de 50% em relação a 2017.

Além da recém-criada Arena Offshore, que reuniu executivos de operadoras e prestadoras de serviço para debaterem alguns temas de interesse para o segmento offshore, um dos destaques da feira foi a programação paralela que muitos dos estandes apresentaram diariamente aos visitantes, com temas que iam de recrutamento a tecnologia.

 

O estande do IBP

O estande do IBP recebeu, na tarde do primeiro dia de evento, o Gerente de Certificação do IBP, Odilon Horta, para falar sobre o programa de Certificação de SPIE – Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos – do instituto.

Já Raquel Filgueiras, Economista Sênior da área de Análise Econômica do IBP, esteve presente, no segundo dia, para abordar a relevância da indústria de óleo e gás para do Rio de Janeiro. Com 30% do seu PIB industrial e 24% da arrecadação em 2018 voltados para o setor de O&G, o estado é o principal exportador de petróleo do Brasil e tem reservas provadas maiores que as do México. A especialista também apresentou as previsões do pico de demanda global de petróleo, de acordo com os principais atores do mercado, e de investimentos em upstream no país.

Gestão do conhecimento pessoal foi o tema da programação do último dia. Apresentada por Lisandro Gaertner, Gerente de Comissões e Gestão do Conhecimento do IBP, a palestra abordou estratégias para gerir o próprio aprendizado em um contexto com cada vez mais informações disponíveis e novas formas de adquirir conhecimento.

 

Rodada de Negócios

O Sebrae aproveitou a OTC Brasil para lançar oficialmente o PetroSebrae, portal de inteligência de mercado que está sendo desenvolvido para a cadeia de petróleo e gás. Em seu estande, a instituição recebeu contribuições e sugestões de potenciais usuários da nova plataforma, que pretende ser um hub de informações, soluções e tendências sobre o setor, além de potencializar negócios entre diversas pontas da cadeia.

O Sebrae também trouxe para a feira, em parceria com a Onip e a Firjan, a tradicional Rodada de Negócios. A iniciativa contou com 17 empresas âncoras e 107 empresas fornecedoras. Foram 220 reuniões realizadas, com uma expectativa de volume de negócios de R$130 milhões nos próximos 12 meses.

As três instituições também promoveram uma sessão de negócios, que teve a participação de 45 micro e pequenas empresas, nove EJs e cinco âncoras. São esperados R$9,6 milhões em negócios para os próximos 12 meses.

 

Tecnologia

A tecnologia foi protagonista na exposição, tendo sido usada tanto nas soluções oferecidas pelas empresas quanto nas ativações nos estandes. A Petrobras, patrocinadora master do evento, apresentou o Missão Pré-Sal, um painel interativo que simula operações no pré-sal com o uso de joysticks, e o Conexões com Inovação, ambiente em que os interessados em startups podem falar diretamente com os técnicos da operadora.

Já a Petronect, portal de compras B2B, por exemplo, focou na experiência do usuário. A empresa levou duas ativações, incluindo a de um simulador de voo. Para participar, o visitante precisava ler o briefing da viagem e fazer o check in com a tecnologia de assinatura eletrônica da companhia.

 

Novos participantes

A OTC Brasil também recebeu novas empresas, com destaque para a presença chinesa. O número de expositores mais que triplicou em relação à última edição, com a presença de companhias como a Munger International Petroleum Equipment e a VH-Marinetech Co.

“Participamos da OTC Houston e encontramos muitas empresas interessadas em nossos produtos. Acreditamos que o Brasil também é um grande mercado para a gente. Talvez possamos andar juntos no futuro”, afirmou Hou Jiaojiao, Senior Marketing Manager da VH-Marinetech Co.

Com uma nova marca, a Subsea Integration Alliance (SIA) também marcou presença na feira. Com um portal recém-lançado, a empresa, um consórcio entre OneSubsea e a Subsea7, apresentou pela primeira vez ao público brasileiro seu portfólio de soluções.