Notícias

Primeira edição do Por Dentro do Congresso também reforçou o estímulo à experiência do usuário na plataforma e o lançamento da chamada de trabalhos técnicos

Os temas com grande demanda do mercado financeiro e amplamente debatidos em âmbitos social e editorial nos últimos meses – como a agenda ESG, a diversidade nas corporações, a transição energética, a transformação digital e a cybersegurança – farão parte da programação técnica da Rio Oil & Gas 2022. A primeira edição do Por Dentro do Congresso em 2021, evento prévio à Rio Oil & Gas e que ocorreu em 13 de maio, mostrou que esta é a melhor forma para reforçar a atual relevância destes temas na tomada de decisão de negócios e no posicionamento de culturas e operações da cadeia de óleo e gás (O&G).

A transmissão pode ser acompanhada na íntegra, gratuitamente, no canal On Demand da plataforma da Rio Oil & Gas.

Na visão do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), organizador da conferência, esta discussão se encontra atualmente no mesmo patamar de importância do que outros assuntos de caráter político e econômico para o segmento, como a abertura do refino, o novo mercado de gás, o regime de concessão e a reforma tributária.

No prisma da inovação, Juliano Dantas (Chair do Comitê Técnico da Rio Oil & Gas 2022 e Gerente Executivo do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras) comenta que o visitante terá a melhor UX Experience (experiência do usuário) possível, com visita digital de ativos de O&G a partir da exposição e realização do Starting Up, que promove a convergência de inovações das pequenas e médias empresas com todos os elos da cadeia de petróleo e gás.

Lisandro Gaertner (Gerente de Comissões e Gestão do Conhecimento do IBP) avalia que a Rio Oil & Gas 2022 gerará visibilidade, prestígio e internacionalização para os trabalhos técnicos inscritos, que foram em sua maioria sobre exploração e produção na edição de 2020. Estes trabalhos técnicos alcançaram mais de 109 mil acessos desde setembro do ano passado. Lisandro comenta que gás natural, inspeção, dutos, asfalto, caldeiras, engenharia e descomissionamento estão entre os temas mais procurados na biblioteca online do evento.

Promover mais trabalhos técnicos no campo de Downstream – que representaram 10% do total de inscritos na edição de 2020 – é uma das missões de Valéria Lima (Co-Chair do Comitê Técnico da Rio Oil & Gas 2022 e Diretora Executiva de Downstream do IBP). Ela espera que pesquisas – como biomassa renovável para refinarias e soluções para logística, refino e distribuição de combustíveis – sejam foco de acadêmicos que inscreverão seus projetos para a conferência.

Leia a cobertura na íntegra aqui.