Notícias

Ambientes tóxicos e vieses inconscientes ainda são obstáculos para a igualdade de gênero e racial nas empresas

A segunda edição de 2021 do webinar Diálogos da Rio Oil & Gas (ROG), que ocorreu na última quinta-feira (25/03) e teve a “Diversidade e competitividade: uma questão também de educação” como temática, reforçou os desafios da educação para a diversidade e inclusão, além do fortalecimento da agenda ESG em prol da igualdade de gênero, raça e orientação sexual para diminuir os gaps sociais, promover a inovação, melhorar a competitividade e resiliência das empresas.

O debate indicou que equipes diversas proporcionam mais criatividade no ambiente de trabalho, estimulam uma análise mais profunda e abrangente das alternativas, fortalecem avaliação de riscos e acesso para uma ampla gama de dados. Um dos destaques do debate foi a perspectiva de construção de uma carreira como um fator concreto para que mulheres possam se sentir estimuladas para avançar com planejamentos de capacitação e conquistar espaços como futuras lideranças corporativas.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o evento contou com a participação de Anna Paula Duarte (diretora de tecnologia da Schlumberger), que defendeu a relevância de o público feminino ter referências de executivas para combater gatilhos e vieses inconscientes. “As mais experientes podem atuar como mentoras e garantir suporte para o crescimento profissional. Ainda destaco a iniciativa de muitas empresas que propõem metas ousadas de alcançar até 60% de contratações de jovens talentos femininos”, analisa Duarte.

A generosidade, integridade e acessibilidade de um ou uma líder – com a implementação de ações afirmativas em uma agenda de diversidade – também podem ser fundamentais para reduzir o ambiente tóxico em climas organizacionais e garantir suporte para ampliar a igualdade de gênero e racial nas grandes corporações. Esta visão de Anna Carvalho (diretora da ABESPetro) ainda indica que a pandemia desacelerou temporariamente o empoderamento da mulher no campo institucional. “Mas tudo mudará no médio prazo. Mesmo diante da conjuntura da COVID-19, as corporações estabelecem regras de compliance, treinamento de inclusão e acolhimento como ferramentas para proporcionar o desenvolvimento profissional feminino”, comenta.

Leia a cobertura completa aqui.

Diálogos da Rio Oil & Gas – No ar desde 2020, os Diálogos da Rio Oil & Gas consistem em uma série de debates virtuais que reúnem especialistas da indústria de óleo e gás para analisar pautas relevantes para o setor no Brasil e no mundo. A íntegra dessa edição do Diálogos está disponível no canal On Demand da plataforma online da Rio Oil & Gas.