Notícias

Tubulações são equipamentos essenciais nas indústrias de processo e constituem o principal elemento físico de ligação entre os equipamentos. Além da sua importância técnica, muitas tubulações industriais passaram a ser incorporadas na Norma Regulamentadora NR-13 – Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações (Portaria N.º 594, de 28 de abril de 2014) priorizando a segurança operacional.

A segurança de pessoas e processos será um dos temas abordados no curso de Tubulações Industriais, que acontece entre os dias 06 e 10 de agosto, na sede do IBP. Em sua 15ª edição, o programa técnico do curso ainda inclui informações fundamentais que permitem o conhecimento básico sobre o “equipamento” Tubulação Industrial e informações sobre projeto, especificações, acessórios, fabricação, montagem, inspeção e conservação.

De acordo com Roberto Ferraboli, coordenador do curso, o conceito de confiabilidade aplicada versa fundamentalmente nos dois tipos de segurança, segurança de processo e de pessoas. “A gente tem uma abordagem muito forte em inspeção da própria tubulação, como um elemento do sistema de processos e a inspeção focada em suporte de mola e ancoragens, voltado para a questão da segurança.”

O curso é direcionado a engenheiros, projetistas, técnicos e inspetores, profissionais que atuam com projeto, fabricação, montagem, operação, inspeção e conservação de tubulação nas indústrias de processo e afins.

As inscrições estão abertas e os associados do IBP tem desconto. Participe!