Notícias

O comitê organizador do Congresso Brasileiro de CO2 definiu os temas de destaque da sua 4ª edição, que ocorre nos dias 28 e 29 de junho, no Rio de Janeiro. Sob o lema “CO2 e a Economia de Baixo Carbono”, a conferência busca discutir um dos maiores desafios do século XXI: o atendimento da crescente demanda energética em um cenário com restrições a emissões de gases de efeito estufa. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pelo site.

Neste ano, para garantir um debate mais aprofundado para a sustentabilidade da indústria, o congresso vai ampliar as áreas de discussão para além dos aspectos tecnológicos, incluindo perspectivas relacionadas a questões ambientais e econômicas. Foram selecionados tópicos diretamente alinhados aos desafios atuais – tanto brasileiros quanto mundiais – para o desenvolvimento do setor de O&G em uma economia de baixo carbono.

Pensando nisso, o evento trará, em sua plenária, as perspectivas globais para o CO2 e a sustentabilidade, abordando o status das emissões de CO2 no mundo, além de tendências, riscos e posicionamento de governos e instituições. Já os temas dos painéis envolvem o cenário brasileiro das emissões, a economia de baixo carbono e as tecnologias de Captura, Conversão, Utilização e Armazenamento associados ao gás carbônico. Uma mesa-redonda prevê, ainda, um debate sobre o papel da indústria do petróleo na transição energética brasileira.

Acesse o site para conferir a programação.

Chamada de Trabalho

Para enriquecer a conversa, o Congresso de CO2 está recebendo trabalhos técnicos. Os autores interessados podem enviar seus projetos pela Área do Autor, no site do evento, até 16 de abril. Os trabalhos finais serão publicados na biblioteca online do IBP, com registro ISSN, e em bibliotecas de universidades e empresas parceiras, podendo ainda ser publicados em revistas indexadas. E os melhores trabalhos poderão ser convidados para apresentação em sessão técnica oral na Rio Oil & Gas 2018.

Informações complementares sobre temário, cronograma e formato dos trabalhos podem ser acessadas aqui.