Notícias

Criar um ambiente saudável onde o seu time possa executar e desempenhar o melhor deles. Esta foi apenas uma das muitas dicas compartilhadas por Rafael Tristão, diretor de Supply Chain da Equinor, durante o evento “Uma jornada até o topo”, promovido pelo Comitê Jovem do IBP nesta quinta-feira, dia 6 de julho. A conversa foi mediada por Kryslla Mendonça, analista do IBP e membro do Comitê Jovem, que conduziu o diálogo entre jovens profissionais do setor de Energia e Tristão com o objetivo de compartilhar as trajetórias possíveis para alcançar cargos c-levels das companhias da indústria.

Izabel Oliveira, head de atração, recrutamento e onboarding da Equinor, empresa associada ao IBP, também esteve na mesa dos convidados e abriu o bate-papo lembrando que equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é essencial. “Para começar: não esperamos que os jovens que estão chegando agora abandonem suas vidas pessoais. É preciso equilíbrio entre trabalho e outros aspectos da sua vida”, compartilhou Izabel, que também faz parte do grupo de afinidade da empresa norueguesa, o “Black in Equinor”.

Neste sentido, Rafael Tristão, que iniciou na indústria aos 18 anos, já trabalhando embarcado, defendeu que o planejamento é uma ferramenta primordial para se ter equilíbrio. Ele, que pratica de triatlo, cuida da diretoria de uma multinacional e tem uma família em expansão, com mais um filho a caminho, afirmou que há muita organização para dar conta de tudo. O planejamento, aliado à disciplina e constância, começa desde manter uma rotina de acordar de madrugada para treinar sua atividade física, passando pela divisão de tarefas em casa até o gerenciamento dos times que ele tem na companhia.

A gestão de equipes e como ser uma liderança inspiradora foi outro tema explorado no evento. Tristão, que tem apenas 36 anos e direciona uma das áreas mais importantes da Equinor, dividiu com os jovens profissionais que a beleza da liderança está em criar um ambiente onde os seus liderados possam executar e desempenhar o melhor deles. “Trabalhe para reduzir as barreiras, para que os seus liderados apareçam. As suas entregas, como C-level, serão através dos seus liderados. E também empodere os seus líderes para que eles empoderarem os times deles”, elencou Rafael.

Ele lembrou que esta tarefa não é fácil, pois exige dar espaço para outros crescerem e se desenvolverem e que “ser menos você e mais os seus líderes e liderados” é uma das respostas para superar desafios na gestão de pessoas.

A diversidade em todas as suas formas ocupou papel relevante nesta edição do Jornada até o Topo. Um dos exemplos debatidos foram os grupos de trabalho de diversidade, como o Black in Equinor, que ajuda a enxergar como a real inclusão e desenvolvimento de profissionais negros e negras é relevante para as companhias, de qualquer área. Dar oportunidades para profissionais novos, que não estão moldados, que podem pensar fora da caixa, e conciliar essa criatividade com os quadros mais experientes gera riqueza para as empresas e promove um ambiente de trabalho menos desigual, mais equânime.

Clique aqui e confira o evento.