Notícias

Haitham Al Ghais, Secretário-Geral da OPEP

Se o petróleo desaparecesse amanhã, não haveria mais gasolina, diesel ou combustível para aviação. Automóveis com motor de combustão interna, ônibus e micro-ônibus, caminhões e carretas ficariam parados. Aviões movidos a combustível de aviação permaneceriam no solo. Os trens de carga e de passageiros movidos a diesel não funcionariam mais. As pessoas não conseguiriam chegar ao trabalho e as crianças não conseguiriam chegar à escola. O setor de transporte marítimo, que transporta tanto cargas como passageiros, seria gravemente afetado.
Não faria sentido chamar serviços de emergência. A maioria das ambulâncias, carros de bombeiros, carros de polícia, helicópteros de resgate e outros veículos de emergência permaneceriam estacionados. A maioria dos telefones e computadores também desapareceria, pois seus componentes plásticos são derivados do petróleo, portanto, seria difícil encontrar uma maneira de se comunicar com os serviços de emergência.

O setor de construção ficaria paralisado, pois os veículos movidos a diesel ficariam inoperantes: escavadeiras, tratores, caminhões basculantes, guindastes, betoneiras, rolos compactadores e carregadeiras compactas permaneceriam parados. Novas casas ou prédios não poderiam ser construídos nem receberiam a manutenção necessária.

Se o petróleo desaparecesse amanhã, os produtos derivados do petróleo desapareceriam com ele. Isso afetaria a produção de veículos elétricos (VEs). Além da interrupção das cadeias de abastecimento, a estrutura das baterias de íon-lítio seria afetada. Uma bateria de íon-lítio tem quatro partes: um ânodo, um cátodo, um eletrólito e um separador. Os separadores são membranas microporosas projetadas, geralmente feitas de polietileno ou polipropileno, produtos derivados do petróleo. A borracha sintética derivada do petróleo usada nos pneus de carros e bicicletas deixaria de existir.

Se o petróleo desaparecesse amanhã, o efeito sobre a produção de alimentos seria devastador. Muitos dos veículos necessários para a agricultura – tratores, cortadores de grama, colheitadeiras, enfardadeiras, pulverizadores e semeadores – parariam de funcionar. As embalagens de alimentos, necessárias para armazenamento e preservação, não estariam mais disponíveis. O coque de petróleo, um subproduto do refino de petróleo, é usado como matéria-prima na fabricação de fertilizantes sintéticos, que são importantes para aumentar a produtividade de colheitas. Provavelmente isso tudo desencadearia uma escassez de alimentos com muitas consequências.

Se o petróleo desaparecesse amanhã, isso seria catastrófico para os serviços de saúde em todo o mundo. Equipes não teriam qualquer mobilidade e equipamentos essenciais ficariam indisponíveis. Para além do setor de transporte, o petróleo é uma matéria-prima essencial para produtos farmacêuticos, plásticos e suprimentos médicos.

Luvas de látex, tubos médicos, seringas médicas, adesivos, alguns curativos, desinfetantes, sanitizantes para as mãos, produtos de limpeza, próteses, válvulas cardíacas artificiais, máscaras de ressuscitação, estetoscópios, scanners de ressonância magnética, canetas de insulina, bolsas de infusão, embalagens de medicamentos, máscaras faciais e equipamentos de proteção individual são, em grande parte, derivados de materiais à base de petróleo. Os equipamentos usados em pesquisas médicas, como microscópios, tubos de ensaio e óculos de proteção, geralmente contêm componentes derivados do petróleo.

A síntese química que cria a aspirina começa com o benzeno, que é derivado do petróleo. O benzeno é convertido em fenol, que, por sua vez, é convertido em ácido salicílico, o qual é então transformado em ácido acetilsalicílico, que o mundo conhece pelo nome aspirina.
É difícil conceber um hospital moderno sem essa gama de produtos essenciais derivados do petróleo.

Se o petróleo desaparecesse amanhã, o setor de energias renováveis seria amplamente afetado. A fibra de vidro, a resina ou o plástico necessários para a construção da maioria das turbinas eólicas desapareceriam. O etileno usado na produção de painéis solares deixaria de existir. A maioria dos veículos de mineração – grandes caminhões, perfuratrizes rotativas e perfuratrizes de rocha – necessários para extrair os minerais essenciais dos quais a produção de usinas solares fotovoltaicas, parques eólicos e veículos elétricos depende, se tornaria estacionária.

Se o petróleo desaparecesse amanhã, as casas se tornariam irreconhecíveis. Existe a possibilidade de os telhados desabarem, por exemplo, se o betume for um produto essencial. Outros materiais usados no isolamento de residências desapareceriam. Se você dependesse do óleo de aquecimento para se manter aquecido, ele desapareceria. O piso de linóleo e os azulejos seriam afetados. Pintar as paredes seria um desafio. Móveis, travesseiros, tapetes, cortinas, pratos, xícaras e panelas antiaderentes em muitos casos também são feitos de produtos derivados de petróleo.

Se o petróleo desaparecesse amanhã seria um desafio ficar limpo ou manter as casas limpas. Os sabões para lavar roupas e os detergentes de louças geralmente são derivados de produtos à base de petróleo. Sabonete, pasta de dente, loção para as mãos, desodorante, xampu, creme de barbear, óculos, lentes de contato, pentes e escovas; todos normalmente contêm produtos derivados de petróleo.

Seria difícil chegar a qualquer lugar, pois o asfalto que pavimenta estradas e calçadas desapareceria.

Se o petróleo desaparecesse amanhã, milhões de empregos seriam perdidos. As receitas fiscais seriam reduzidas. A produção industrial seria prejudicada. O crescimento econômico iria retroceder. A situação da população necessitada de combustível seria agravada.
Essa não é nem mesmo a lista completa de tudo o que seria afetado em um cenário tão impensável.

No entanto, apesar dessas realidades, há pedidos do tipo “acabem com o petróleo”, “deixem-no no solo” ou “parem de investir em novos projetos de petróleo e gás”.

É claro que todos querem ver as emissões de gases de efeito estufa reduzidas. A OPEP acredita que as soluções tecnológicas e as melhorias de eficiência podem desempenhar um papel fundamental. O setor de petróleo já é proativo nesse sentido.

Precisamos ser cautelosos para não colocarmos em risco o presente em nome da salvação do futuro. É importante que todos nós compreendamos plenamente os imensos benefícios que o petróleo e os produtos derivados dele continuam a proporcionar às pessoas e às nações em todo o mundo.