Notícias

Em 2022, o Encontro de Asfalto chegou à 24ª edição, com três encontros virtuais que reuniram mais de 3 mil profissionais online. Com curadoria técnica da Comissão de Asfalto do IBP, que é referência na América Latina desde 1964, a programação trouxe para o centro do debate o desenvolvimento tecnológico e a sustentabilidade ambiental e econômica de ligantes asfálticos. Palestrantes e público também compartilharam desafios, soluções e boas práticas no setor.

“Além de discutirmos as questões práticas como resoluções, regulamentações e novas tecnologias, esse debate se propõe a elevar cada dia mais o padrão de qualidade e de entrega da Comissão. Não há desenvolvimento sem compartilhamento de conhecimento e estímulo aos profissionais”, afirma Lisandro Gaertner, Gerente de Comissões e Gestão do Conhecimento do IBP.
Confira os principais temas:

Pavimentos Sustentáveis: Atualidades Nacionais e Internacionais na Reciclagem de Pavimentos com Ligantes Asfálticos
Em um contexto que preza por questões ambientais e socioeconômicas, o encontro abre espaço para temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e à reciclagem da camada asfáltica, aliando tecnologia, novas pesquisas e aprimoramento das técnicas de reabilitação e implantação de pavimentos.

Liedi Bernucci, diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) conduziu a abertura dos encontros. A programação contou com o palestrante internacional Craig Good, Diretor Técnico da Arkema Road Science, com os professores Luciano Pivoto Specht da Universidade Federal de Santa Maria e Kamilla Vasconcelos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), além da participação de Juliano Gewehr, executivo da Astec Industries.

Pavimentos asfálticos sustentáveis: Reciclagem de pavimentos com ligantes asfálticos
O webinar focou em ações que mostram como a reciclagem de pavimentos é um caminho que conjuga eficiência com benefícios sustentáveis. As principais temáticas abordadas estão relacionadas às ações do DNIT voltadas à pavimentação sustentável, a experiência prática nos EUA em reciclagem a quente e a frio, o papel dos bioagentes na reciclagem de misturas asfálticas; além de cases de obras.

A segunda edição contou com a participação de Craig Good, diretor técnico da Arkema Road Science, Luciano Pivoto Specht, da Universidade Federal de Santa Maria, Kamilla Vasconcelos, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), e de Juliano Gewehr, executivo da Astec Industries.

Saúde, Segurança e Sustentabilidade e 11º Workshop de Saúde e Segurança
Com discussões voltadas especificamente para a área de SMS, as palestras abordaram o cenário internacional da segurança e saúde no trabalho, IRAP para implementação em projetos e o panorama internacional sobre mudanças climática e atingimento de emissão zero de Gases de Efeito Estufa.

As palestras foram conduzidas por Cecília Merighi, Coordenadora de Inovação na Engenharia Grupo Ecorodovias; Julio Urzúa, Diretor Global de Projetos no IRAP (International Road Assessment Programme); e Newton Miguel Moraes Richa, Médico do Trabalho e professor da UnIBP.

Acesse apresentações e materiais no Catálogo do Encontro de Asfalto.