Agenda

Confira a agenda dos dois dias de evento:

28 de Maio

08:00 | 17:00 Credenciamento

09:00 | 10:00 Sessão e Palestra de Abertura: Instrumentação e automação como ferramentas para competitividade
Objetivo: Num cenário de intensa competitividade entre as nações e as organizações, iniciativas que promovam a competitividade das empresas possuem relevância estratégica para todos envolvidos. O Congresso Rio Automação trará informações atualizadas sobre como adotar a tecnologia para aumento da competitividade.
Cerimônia de Abertura:
Paulo Dias – Presidente do Congresso

Palestrantes convidados:
– Augusto Borella – Gerente Geral de Transformação Digital – Petrobras

10:00 | 10:30 Intervalo para café

10:30 | 12:10 Sessões Técnicas

12:10 | 13:30 Intervalo para almoço

13:30 | 14:25 Career ThinkTank
Objetivo: Num cenário de Transição Digital das profissões de O&G, esse painel contará com a participação de empresas líderes no mercado que apresentarão quais são suas demandas de perfis para contratação. É uma oportunidade para os profissionais e a academia identificarem quais as lacunas de conhecimentos que precisam preencher, no setor de O&G que passa pela transformação digital.

14:25 | 15:10 TechMeeting
Objetivo: Empresas líderes em seus segmentos apresentarão suas tecnologias mais avançadas que estão contribuindo para sustentabilidade dos negócios das empresas atuantes no setor de O&G. Aplicações críticas, novos desenvolvimentos, casos de sucesso e de aprendizado estarão sendo apresentados neste módulo. Uma excelente oportunidade para fabricantes de equipamentos, integradores de sistemas e operadores de produção compartilharem suas mais relevantes e recentes experiências aplicadas no aumento da competitividade empresarial.
Debatedores convidados:
– Eduardo Santos – Gerente de Relacionamento com a Comunidade de C&T – Petrobras
– Regis Assao – Principal R&D Partnerships Manager – Shell
– Tamara Garcia – R&D Manager – Repsol Sinopec Brasil

15:10 | 15:30 Intervalo para café

15:30 | 16:50 Painel: E&P Offshore: Desafios para a instrumentação e automação
Objetivo: A área Offshore requer especial atenção no congresso Rio Automação. O mercado traz excelentes oportunidades de negócios no segmento offshore, com novos operadores e tecnologias que podem elevar o Brasil a um patamar ainda mais elevado de representatividade Global. Neste módulo, vamos debater os desafios tecnológicos de E&P no Brasil e como a industria 4.0, através da automação e instrumentação, pode ajudar a desenvolver as potencialidades e superar os desafios de produção.
Palestrantes convidados:
 Mário Campos – Engenheiro de Equipamentos Sênior – Petrobras
 Maurício Casado – Coordenador de Medição – MODEC

17:00 | 18:00 Painel: A transformação digital como ferramenta para eficiência operacional
Objetivo: A Transformação Digital está impactando todos modelos de negócios e organizações. A aplicação de tecnologias disruptivas visando a eficiência operacional têm sido fundamentais para manter a vantagem competitiva das empresas. A Indústria 4.0 nos traz a aplicação de tecnologias de automação e instrumentação para aumentarmos a disponibilidade operacional e a produtividade. Nesta sessão vamos destacar as principais tecnologias digitais que estão impactando positivamente o setor de O&G.
Moderadora:
Melissa Fernandez – Gerente de Tecnologia e Inovação – IBP
Palestrantes:
Pedro Vieira – Gerente Setorial – Petrobras
Paulo Ermida Moretti – Diretoria de Automação – Braskem

29 de Maio

09:00 | 10:00 Painel: A transformação de uma empresa de O&G para empresa de energia
Objetivos: A demanda por energia limpa e renovável está cada vez mais presente na sociedade. Empresas sólidas em seus modelos de negócios no setor de O&G estão necessitando adaptar suas estratégias para atenderem às demandas da sociedade, reduzindo a emissão de GEE e colaborando para um planeta mais sustentável. Por outro lado, há a demanda crescente por energia e as empresas precisam estar preparadas para atender ao mercado. Este módulo debaterá como as empresas estão preparando suas estruturas organizacionais, estratégias, formação de profissionais e modelos de negócios para este novo cenário. A Automação e a instrumentação exercerão um papel vital na construção desta nova organização centrada nos clientes e na proteção do meio ambiente.
Palestrantes convidados:
 Ruben Schulkes – Head do Gerente de Pesquisa e Tecnologia (Brasil) – Equinor
– Isabel Waclawek – Diretora de PD&I – Total E&P do Brasil

10:00 | 10:30 Intervalo para café

10:30 | 11:50 Sessões Técnicas

12:00 | 13:30 Intervalo para almoço

13:30 | 15:00 Sessões Técnicas

15:00 | 16:15 Painel: As tecnologias da indústria 4.0 para a instrumentação de campo
Objetivo: Cada vez mais, a instrumentação de campo tem tecnologia para trazer informações além da variável de processo. A Inteligência artificial e os adventos da conectividade trazem um leque enorme de aplicações onde os recursos dos equipamentos de campo podem ser mais bem explorados pelas empresas, gerando valor a toda comunidade e melhorando o desempenho operacional das plantas industriais. Neste módulo, empresas e operadoras de produção vão compartilhar suas experiências de como podem fazer mais, usando ativos já disponíveis nas plantas industriais.

16:15 | 16:45 Intervalo para café

16:45 | 17:45 Painel de Encerramento: O Futuro da Automação na indústria de O&G
Objetivo: Organizações em constante aprendizado, novos modelos de negócios, tecnologias exponenciais revolucionando processos e pessoas, e o cenário do mercado de energia exigindo novas alternativas de sustentabilidade compõem um futuro difícil de ser previsto. Neste painel vamos abordar como a automação e a instrumentação são fundamentais para o segmento de O&G e como a tecnologia será o fator de sobrevivência para as empresas atuantes neste segmento de mercado.
Moderador convidado:
 Marcelino Guedes – Assessor da Presidência – Petrobras Transporte
Palestrante convidado:
 Carlos Tunes Sa Correia – WATSON IoT Latin America Executive da IBM

  • PATROCINADOR PRATA
  • APOIO INSTITUCIONAL
  • APOIO DE MÍDIA