Programação

A Arena de Tecnologia teve diversas atividades entre 24 e 27 de outubro, de 12h às 20h, no Pavilhão 3 do Riocentro.

PROGRAMAÇÃO 


24 de outubro

14:30 – 15:00| Abertura

– Milton Costa Filho – Secretário Geral do IBP
– Humanoide NAO

15:10 – 15:50 | Panorama da Tecnologia e Inovação no setor de P&G

– IBP
Palestrante: Mr. Peter Richards – Global VP of Marketing LR Energy – Lloyd’s

16:00 – 16:45 | Digitalização no segmento de Óleo e Gás-Indústria 4.0 em processos

Palestrante:
Claudio Makarovsky – Siemens
Jorge Eustáquio de Campos Filho – Chemtech

A Quarta Revolução Industrial – denominada Indústria 4.0 – que possui ferramentas como a  Internet of Things (IoT), Web of Service, Big Data, Analytics, Realidade Aumentada, Virtualização, Gêmeos Digitais, com aplicações comprovadas na Manufatura Avançada, chega agora na Indústria de Processos e mais especificamente com a digitalização do segmento de óleo & gás.

17:00 – 17:45 | Cyber Security no setor de P&G

Palestrantes:
Edilbert Silva – BP
Eduardo Rocha – BP

Palestrantes:
Rejane Jardim – White Martins
Tadeu Cardoso – White Martins

18:00 – 18:30 | “A Inovação Centrada em Carbono.”

Palestrante: Ronaldo Porto – Empreendedor, professor da FGV e integrante da equipe Echos/Escola de Design Thinking

O que é inovação e o que determina o potencial de disrupção de um negócio nos dias atuais? Como utilizar conceitos e práticas utilizados por empresas ágeis e inovadoras em mercados maduros? O que é Design Thinking e o que espera-se de uma empresa inovadora hoje?

18:45 – 19:15 | Big Data – Tecnologias e técnicas para trabalhar de forma produtiva com os dados em qualquer escala

Palestrante: Arlindo Maluli  –  Gerente Sênior de Arquitetura de Soluções da Amazon Web Services

Quando pensamos em big data, pensamos tanto na proliferação de informação digital quanto nas inovações para explorar ou extrair informações a partir desses dados para aumentar as vendas, a eficiência, melhorar a saúde, análise, previsões, recomendações e inovação.

Mais especificamente, acreditamos que a computação nas nuvens (cloud computing) é um componente fundamental para qualquer estratégia de big data, devido às suas vantagens inerentes.

O mercado de Petróleo e Gás mudou do modo crescimento para o modo eficiência. O Digital Oilfield promete agilizar as operações com uma série de inovações, tais como a gestão de frotas e a manutenção preventiva. Marcado pela maturidade da Internet das Coisas (IoT), o Big Data e uma lacuna em fechamento entre TI e OT produzem hidrocarbonetos a custos mais baixos e de forma mais segura. Os dados são valorizados como um ativo.

20:00 | Encerramento


25 de outubro

13:40 – 14:00 | “Sistema Automático de Amostragem Contínua em Linha para Mistura de Combustíveis Líquidos

Palestrante: Diego Rocha Rebelo – ANP

O sistema automático de amostragem busca minimizar os problemas presentes na amostragem manual, atualmente utilizada nas distribuidoras de combustíveis na coleta de amostras testemunha, em atendimento à Resolução ANP n° 44/2013. O sistema é inserido na tubulação de carregamento dos combustíveis da distribuidora. Coleta, continuamente e proporcionalmente à vazão da mistura, a amostra testemunha. Minimiza os tempos de coleta da amostra e de homogeneização da mistura carregada por meio da aplicação de técnicas de engenharia de controle e de um misturador estático.

14:00 – 14:20 | Palestra Patrocinada: Solar Brasil –  “Propulsão Solar de Embarcações: Uma Proposta para Área Offshore Solar Brasil”

Palestrante: Alexandre Alho – Coordenador do Polo Náutico da UFRJ

14:20 – 14:40 | Palestra Patrocinada: Ouro Negro –  Gestão de integridade de ativos na era da indústria 4.0. O caso do MODA

Palestrante: Eduardo Costa – Ouro Negro

Digitalização vem sendo usado de forma crescente por diversas indústrias, dentro de uma revolução que está moldando a chamada indústria 4.0. Um dos pilares tecnológicos dessa revolução é o Data Analytics, que vem sendo utilizado de forma incipiente no setor de petróleo. Quando aplicado à gestão de integridade de ativos-chave, como as plataformas offshore, esta tecnologia apresenta um enorme potencial de ganhos operacionais e redução de custos. Foi para esse cenário que desenvolvemos o MODA, um sistema inteligente de monitoramento da integridade dos risers flexíveis, por meio dos quais o hidrocarboneto chega às plataformas offshore.

14:40 – 15:00 | Palestra Patrocinada: Cisco – Transformação Digital para o Setor de Oil & Gas

Palestrante: Severiano Leão Macedo – Especialista em Vendas – PSS da Cisco

Como a integração das redes de TA e TI, a utilização em massa de IoT, redes wireless, analytics e Fog computing podem gerar benefícios de negócios requeridos? Como realizar uma transformação digital nas áreas operacionais de forma segura e eficiente?

15:00 – 15:45 | Pitch Startups

16:00 – 16:45 | Pitch Startups

17:00 – 17:45 | Pitch Startups

18:00 – 18:30 | O futuro já está aqui, mas distribuído em maneira desigual”

Palestrante: Peter Kronstrom – Copenhagen Institute for Futures Studies

Mapeamento de incertezas e megatrends no entendimento de cenários futuro no setor de energia. Nessa palestra serão abrodados estudos futuros ajudar enfrentar a alta grão de incerteza enfrente o sector energético.

18:45 – 19:15 | Inovando os Modelos de Negócios – Megatendências Globais Baseado em Conhecimento & Tecnologia 

Palestrante: Ricardo Yogui – Agência Puc de Inovação

Os desafios econômicos e a evolução exponencial das tecnologias, não possibilita o  uso de referências passadas para a projeção das organizações inseridas no contexto da nova economia global.

Do outro lado, novas áreas do conhecimento e as evoluções tecnológicas,  quando integradas, permitem as organizações se reinventarem para explorarem as demandas e oportunidades neste cenário.

Esta apresentação visa gerar insights de como as organizações modernas, independentemente do seu porte e área de atuação, podem aproveitar o atual momento para um posicionamento mais aderente aos desafios atuais e futuros do mercado.

20:00 | Encerramento


26 de outubro

14:00 – 14:20 | Palestra Patrocinada: EMC/Petrec

RockLab Digital – Uma plataforma de gestão de dados geológicos e petrofísicos

Palestrante: Lizianne Carvalho Medeiros – Petrec

O ROCKLAB DIGITAL é um software de gestão de dados geológicos, geofísicos, petrofísicos e geoquímicos de reservatórios, que tem como objetivo principal disseminar conhecimentos estratégicos, apoiando decisões de investimentos, operacionais e de pesquisas. Desenvolvido pela PETREC, o software permite o acesso facilitado a diferentes tipos de dados digitais, tais como, a visualização e análise de lâminas delgadas, plugues, fotos e tomografia das amostras de rochas e testemunhos assim como, dados de perfis petrofísicos e sísmicos.

14:20 – 14:40 | Palestra Patrocinada: EMC/Oilfinder

Tecnologias remotas como ferramentas para redução de custo na exploração

Palestrante: Manlio Mano  – OilFinder

A exploração de petróleo caminha para regiões cada vez mais distantes da costa, onde predominam condições naturais severas e a ausência de dados, o que provoca um consequente desconhecimento da geologia e uma logística cada vez mais complexa e custosa. Como consequência, um poço em águas profundas pode custar mais de USD 100MM, com risco significativo de ser seco. Em tempos de preços baixos de petróleo, este cenário se agrava, tornando essencial o uso de ferramentas que permitam priorizar investimentos, aumentar as taxas de sucesso e reduzir os custos de exploração offshore.

Neste contexto, aumenta a importância das tecnologias remotas, tais como satélites e modelos computacionais, que permitem investigar à distância regiões offshore de interesse exploratório. A obtenção remota de informações permite que extensas áreas de fronteiras exploratórias e/ou de difícil acesso sejam investigadas previamente e que regiões com maior potencial petrolífero sejam mapeadas antes do início dos levantamentos in-situ. O resultado é uma exploração mais eficiente, reduzindo custos e riscos e aumentando descobertas.

15:00 – 17:45 | Pipeline Tech Meeting – Tecnologia de Dutos
15:00
 DNV-GL
Palestrante: Ana Paula Souza
15:10  IEC
Palestrante: Anderson Teixeira Kreischer
15:20 Integral
Palestrante: Claudio Camerini
15:30Logum
Palestrante: Antônio Lauro
15:40 – Petrobras Transporte
Palestrante: Eduardo Onofre
15:50 – Pipeway
Palestrante: Ivan Janvrot
16:00  Network
16:20 – Repsol
Palestrante: Pedro Conesa
16:30 – Rosen
Palestrante: Luciano Batista
16:40 – Statoil
Palestrante: Fabiano Lobato
16:50
– TBG
Palestrante: Nelson Lemgruber
17:00
– Technip
Palestrante: Roberta Pires
17:10
– Tenaris
Palestrante: Fábio Arroyo
17:20
– Petrobras – Área Submarina
Palestrante: Alex Dal Pont
17:30
Network

18:00 – 18:30 | IoT e Advanced Analytics

Palestrante: Alexander Cramer – Diretor de Óleo e  Gás da Radix

18:45 – 19:45 | O Sistema Brasileiro de Inovação

Palestrante: Caetano Penna  – Instituto De Economia da UFRJ

O Estudo “O Sistema de Inovação Brasileiro: uma proposta orientada por missões” (The Brazilian Innovation System: A Mission-Oriented Policy Proposal) oferece subsídios para desenvolver e monitorar uma política de inovação estratégica, baseada nos pontos fortes do Sistema Nacional de Inovação para superar as fragilidades do país.

O trabalho foi desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com os economistas Mariana Mazzucato e Caetano Penna, por meio da Universidade de Sussex (UK), para subsidiar a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (2016-2020) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O estudo foi realizado a partir da análise de experiências de política de inovação internacionais, focado na avaliação de documentos de políticas e na revisão de literatura acadêmica especializada, complementada por entrevistas realizadas com 35 representantes do setor público, instituições privadas e instituições para-governamentais do Brasil.

O estudo apresenta a avaliação de várias iniciativas do governo brasileiro de apoio à inovação nos últimos anos e sugere iniciativas políticas que permitam ao Sistema Nacional de Inovação (SNI) tornar-se mais orientado por missões, por meio de políticas intencionais promovidas pelo Estado, em parceria direta com o setor privado, e propõe um processo pelo qual o Brasil possa identificar seus desafios a partir de suas bases. E, como resultado, apresenta recomendações para uma agenda alternativa as atuais políticas vigentes no Brasil.

20:00 | Encerramento


27 de outubro

14:00 – 14:45 | Economia compartilhada e tecnologia disruptiva

Palestrante: Arthur da Igreja – FGV

A palestra ”Economia compartilhada e tecnologia disruptiva” foca nos impactos disruptivos causados pelas tecnologias exponenciais e como empresas como Amazon, Zappos, Uber e outras estão transformando mercados e modelos de negócio.

15:00 – 15:15 | Recepção e inscrições
IEA Gas & Oil Technologies – Collaboration Program: “Competitiveness of Deepwater Technology”
– A Competitividade da Tecnologia em Águas Profundas

Workshop promovido por: International Energy Agency (IEA) Gas & Oil Technologies Implementing Agreement (GOT), FINEP e IBP, Brasil

As palestras abaixo serão ministradas em inglês:

15:15 – 16:15| Painel 1: “How can rules and regulations promote cost effectiveness and value creation?” – Como as regras e regulamentos podem promover a eficácia de custos e a geração de valor? 

Palestras principais
– Como as regras e regulamentos podem promover a eficácia de custos e a geração de valor?
Palestrante: ANP
– Financiamento da Ciência e Tecnologia para enfrentar o desafio do custo Palestrante: FINEP
– Cadeia de Valor da Inovação – O caso da Noruega
Palestrantes:
Ingvild Tybring-Gjedde – Secretária de Estado – MPE
IBP
– Keynote do setor
Palestrante:  a definr

16:30 – 17:30 | Painel 2: “Towards deepwater technology at 25 USD Break Even Cost” – Rumo à Tecnologia em Águas Profundas ao custo de equilíbrio de US$ 25 – US$ 30/barril – designs competitivos e tecnologia 

Moderador: Morten Wiencke, GOT

– Tecnologia Submarina para o Futuro:
Palestrante: Alex Dal Pont – Petrobras
– Propriedades econômicas – A Fábrica Submarina para águas profundas Palestrante: André Maerli, Statoil
– Experiências em águas profundas – aprendizados de outras águas profundas
Palestrante: Total

17:45 – 18:45 | Painel
 3: “The E&P innovation chain of the future” – A Cadeia de Inovação em E&P do futuro

Como a inovação pode se tornar perturbadora – quais são os incentivos, os riscos e a ideias

Moderador: a confirmar

Palestrantes:
Keith Lewis –  Chefe de Tecnologia Aplicada para o Campo de Libra – Shell
Pedro Martinez Conesa – R&D Manager – Repsol

Fornecedores de tecnologia:
Wilson Arruda – Aker Solutions.
Paulo Couto – FMC.
Daniela Riva – Technip.
Sergio Sabedotti – GE Oil & Gas.

19:00 – 20:00 | Sessão especial: “Transitional changes in the industry in response to cost out requirements – the way forward”-  Mudanças de transição na indústria, em resposta aos requisitos de previsão de custo total – o caminho a seguir

Moderador: GOT/FINEP

20:00 | Encerramento das Atividades

BUSCAR

Assessoria de Imprensa

Pedro Soares – Envie um e-mail
Tel.: (+55 21) 98269-1840

Victor Albuquerque – Envie um e-mail
Tel.: (+55 21) 96556-1193

Credenciamento de Imprensa

O credenciamento de imprensa online está encerrado. Para se credenciar para a cobertura da Rio Oil & Gas, WPC Future Leaders Forum e eventos paralelos, os jornalistas poderão se inscrever entre os dias 24 e 27 de outubro no Riocentro, das 8h às 17h, na área de credenciamento localizada no Pavilhão 1.

Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe de assessoria de imprensa.