Inspeção de Equipamentos

A Comissão de Inspeção de Equipamentos (COMINSP) promove discussões que visam busca ampliar e disseminar a cultura de segurança, promover a atividade de inspeção e o aprimoramento da integridade estrutural, visando ao aumento da confiabilidade e da segurança das instalações. O grupo técnico ainda apresenta propostas relativas à NR-13, quando pertinente, e contribui com a elaboração de Guias de Inspeção e demais publicações do IBP.

Responsáveis:

Heloísa Cunha

Coordenadora

Luís Greggianin

Vice-coordenador

Lisandro Gaertner

Gestor IBP

Organização

A Subcomissão Regional de Inspeção de Equipamentos da Bahia, visando aumentar a interação entre empresas, instituições de ensino e pesquisa, prestadores de serviços e comunidade, para valorizar a atividade de inspeção de equipamentos, dissemina conhecimentos e experiências relevantes para evolução técnica do grupo; apoia seus membros na solução de complexos problemas de integridade; e discute e participa ativamente no processo de normalização técnica e regulamentadora, bem como de guias e documentos técnicos nas suas áreas de atuação.
A Subcomissão Regional de Inspeção de Equipamentos do Rio de Janeiro foi criada em 1997, com a atribuição de desenvolver e disseminar conhecimentos técnicos e melhores práticas da atividade no Estado do Rio de Janeiro por meio de fóruns técnicos, confecção de Guias de Inspeção e palestras técnicas.
Subcomissão composta por profissionais de inspeção de equipamentos do Rio Grande do Norte e Ceará.
A Subcomissão Regional de Inspeção de Equipamentos do Sul retomou os trabalhos em 2017 e, desde então, tem realizado fóruns técnicos com temas diversos como Responsabilidade Civil, Papel da Inspeção na Sociedade, Inspeção de Tanques, Inspeção na área de papel e Celulose, na Agroindústria, Inspeção Não Intrusiva (INI), assim como o evento comemorativo dos 25 anos NR-13.
Por meio de reuniões presenciais e virtuais a Subcomissão Regional de Inspeção de Equipamentos de São Paulo debate assuntos como análise de tensões, tecnologia em válvulas de segurança, estudos de casos de acidentes, aplicação do API 579 - Capítulo 11 sobre dano por fogo, entre outros temas. Atualmente, o grupo elabora a Guia de Inspeção de Vasos em comodato com previsão de conclusão para dezembro de 2020.

Calendário

Diretoria
Presidente
Eventos
Cursos
Todos