A Comissão de Estudo de Distribuição e Armazenamento de Combustíveis (CEDAC) tem como objetivo a elaboração de conteúdo técnico para normalização no campo de para postos de combustíveis e tanques de armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis em bases de distribuição, base de instalação retalhista, terminais, postos de abastecimento, revendedor e de serviço, no tocante a métodos de ensaio, terminologia e especificação e generalidades.

Responsáveis:

Julio Nishida

Coordenador

Flávio Amaral

Gestor IBP e Secretário

Organização

Este GT visa apresentar novos requisitos e procedimentos para criação de espaço intersticial a partir da construção de parede dupla interna em tanques de parede simples, para armazenamento de líquido e combustível instalados em SASC.
Este GT visa revisar tecnicamente os princípios gerais de projeto e os requisitos para execução da instalação dos componentes do sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis (SASC), óleo lubrificante usado e contaminado (OLUC) e ARLA 32.
Este GT visa definir os termos utilizados e as disposições gerais aplicáveis às Partes 2, 3, 4, 5, 6 e 7 da ABNT NBR 17505, que tem como objetivo geral estabelecer os requisitos exigíveis para os projetos de instalações de armazenamento, manuseio e uso de líquidos inflamáveis e combustíveis, incluindo os resíduos líquidos, contidos em tanques estacionários e/ou em recipientes.
Este GT visa revisar tecnicamente os requisitos para o armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis nas seguintes condições: a) tambores ou outros recipientes que não excedam 450 L em suas capacidades individuais; b) tanques portáteis que não excedam 2 500 L em suas capacidades individuais; c) recipientes intermediários para granel que não excedam 3 000 L em suas capacidades individuais.
Este GT visa revisar tecnicamente os requisitos mínimos para os projetos de sistemas de combate a incêndios com água e com espuma, destinados a instalações de armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis, contidos em tanques estacionários com capacidade superior a 230 L, à pressão igual ou inferior a 103,9 kPa, medida no topo dos tanques.
Este GT visa revisar tecnicamente os requisitos e procedimentos para o controle da qualidade no armazenamento, transporte e abastecimento dos combustíveis de aviação (QAV-1 e GAV-100 LL).
Este GT visa revisar tecnicamente as exigências mínimas que devem ser seguidas para materiais, projeto, fabricação, montagem e testes de tanques de aço-carbono, soldados, cilíndricos, verticais, não enterrados, com teto fixo ou flutuante, destinados ao armazenamento de petróleo e seus derivados líquidos.

Calendário

Eventos
Cursos
Todos