Notícias

O presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Roberto Ardenghy, avaliou como muito positivo o resultado do 5º ciclo da Oferta Permanente de Concessão realizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), nesta terça-feira (17/6), no Rio de Janeiro. “Num cenário geopolítico mundial desafiador, o resultado reforça a visão estratégica da indústria em continuar o processo de exploração de novas áreas em busca da reposição de reservas. Estes investimentos são fruto de um ambiente regulatório estável e do reconhecimento dos agentes do setor da necessidade de avançarmos com a produção de petróleo e gás sempre com segurança operacional e ambiental”, ressaltou Ardenghy.

No leilão, foi arrecadado cerca de R$ 1 bilhão em bônus de assinatura, recorde para este tipo de certame, o que evidenciou a importância do setor de óleo e gás para a economia brasileira. A maior parte foram áreas contratadas na Bacia da Foz do Amazonas.

Além do expressivo volume de bônus, o certame vai gerar investimentos previstos de R$ 1,5 bilhão para o desenvolvimento dos projetos de exploração. O leilão teve ao todo 34 blocos arrematados e apresentou grande diversidade de empresas de diferentes portes, além de uma estreante que arrematou um bloco onshore na Bacia de Parecis, na região Centro-Oeste.