Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), por meio de seu hub de inovação, o iUP, anuncia os resultados da primeira edição do NAVE – Programa ANP de Empreendedorismo, iniciativa que visa consolidar o papel da inovação aberta no avanço tecnológico do setor energético nacional.

A comissão de avaliação, formada por representantes da indústria e da ANP, concluiu o trabalho de análise das propostas submetidas na primeira edição do NAVE, programa voltado para startups.  Estão publicadas, no site da Agência, as notas das 204 inscritas, entre elas, as das 21 startups habilitadas para a Fase 3, a etapa final do programa.

O prazo para interposição de recursos pelas empresas é de 20 dias corridos contados a partir de 17/4, data de publicação das notas, e a divulgação da relação final de empresas está prevista para maio.

Com um aporte de R$ 28 milhões provenientes da Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) dos contratos de exploração e produção de petróleo e gás, o Programa NAVE tem como objetivo conectar grandes operadoras de energia a startups brasileiras, incentivando o desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios estratégicos do setor. A primeira edição contou com a participação de oito empresas: Petrogal Brasil, TotalEnergies, CNPC, Shell, ExxonMobil, Equinor, Repsol Sinopec e Petrobras.

A gestão do Programa NAVE ANP, pelo IBP, reforça o compromisso das duas entidades em fomentar o empreendedorismo tecnológico, impulsionar a competitividade da indústria nacional e estimular a colaboração entre empresas, academia e startups.

Principais resultados da edição:

  • 331 propostas submetidas, sendo 261 validadas, originadas de 204 startups de 18 estados brasileiros;
  • 57 dos 67 desafios tecnológicos propostos receberam submissões;

Todas as informações sobre critérios, prazos e procedimentos para recursos estão disponíveis no edital do Programa NAVE, acessível no site da ANP: https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/tecnologia-meio-ambiente/nave-1