Notícias

Promovido pelo IBP, o fórum vai reunir importantes nomes do setor em dois dias de debate e networking

Atento às transformações no mercado de gás natural brasileiro, especialmente em razão do lançamento do Novo Mercado de Gás – programa do governo federal que prevê a abertura do mercado de transporte e distribuição de gás natural –, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Bicombustíveis (IBP) realiza nos dias 14 e 15 de agosto, no Rio de Janeiro, o Seminário sobre Gás Natural, um dos mais relevantes fóruns para debates sobre os temas prioritários na agenda do setor de gás natural no Brasil.

“O Novo Mercado de Gás abre espaço para maximizar o uso desse insumo no Brasil, considerado o combustível da transição energética devido à sua característica de baixo nível de emissões de carbono. Com a criação de um mercado com diversidade de agentes, liquidez, competitividade, acesso à informação e boas práticas internacionais, o gás natural será um vetor transformacional da indústria e do desenvolvimento do país”, afirma Luiz Costamilan, secretário-executivo de gás natural do IBP.

A 19ª edição do Seminário sobre Gás Natural reunirá os principais stakeholders de toda a cadeia de valor e os melhores especialistas do setor para aprofundar o debate sobre abertura, competitividade e transição para o novo mercado de gás natural. Já estão confirmados nomes como Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras, Décio Oddone, diretor-geral da ANP, Ivan de Sá, diretor presidente da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A., Wong Loon, CEO da NTS, e Alexandre Manoel Ângelo da Silva, secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia.

Após a abertura do evento, Carlos Langoni apresentará uma conferência sobre o gás natural e a economia brasileira. Ainda no primeiro dia do fórum, haverá uma mesa redonda sobre as condições para viabilização da oferta do gás natural do pré-sal, com participação de José Mauro Ferreira Coelho, diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, e Luiz Costamilan, secretário-executivo de Gás Natural do IBP. Na parte da tarde, Helio Bisagio, superintendente de Infraestrutura e Movimentação da ANP, falará sobre os desafios da transição para o novo modelo de transporte de gás natural.

O debate em torno da distribuição e da comercialização do gás natural também estará presente na programação. No segundo dia, Cristina Pinho, do Governo do Rio de Janeiro, e Joisa Dutra, da FGV, abordarão a abertura e a competitividade desses segmentos da cadeia. Já Bruno Eustaquio, secretário-executivo adjunto, e Symone Araujo, diretora do Departamento de Gás Natural, ambos do Ministério de Minas e Energia (MME), participarão do painel sobre a abertura, competitividade e transição para o Novo Mercado de Gás Natural.

A programação também contará com painéis específicos em que serão discutidos os desafios da atividade de transporte de gás natural por dutos no novo ambiente de negócios do setor, bem como as perspectivas da geração térmica, da integração do mercado de gás natural no cone sul e do mercado internacional de GNL. Empresas como Shell e ExxonMobil trarão representantes internacionais – Harry Whitaker e Kees Bouwens, respectivamente – para falar da experiência europeia na abertura do mercado de gás.

Com um ambiente propício para novos projetos e parcerias, facilitando a criação de importantes alianças estratégicas, o Seminário sobre Gás Natural tem patrocínio da Petrobras, Shell, Equinor, ExxonMobil, Repsol Sinopec, Faveret Lampert, NTS, TBG e Eneva.