Notícias

O lançamento do ciclo 2020 do projeto Setorial de Voluntariado de Petróleo e Gás Trilha Empreendedora reuniu voluntários, representantes da secretaria estadual de educação e da Junior Achievement para discutir o voluntariado corporativo como estratégia de endomarketing para retenção de talentos.

O evento foi realizado no último dia 04 de fevereiro, na sede do IBP, e contou com a participação da secretária-geral do IBP, Cristina Pinho; do diretor comercial e de comunicação da RecordTV Rio, Thomaz Naves; da presidente da Junior Achievement Rio de Janeiro, Graziella Castilho.

“Eu acho que a sociedade não só floresce, mas ela sobrevive com o voluntariado”, disse Cristina Pinho na abertura do evento. A secretária-geral do IBP ressaltou a importância da atividade do voluntário para o crescimento pessoal, sendo engrandecedora principalmente, para quem doa.

A união de esforços entre as empresas do setor de petróleo, da secretaria de educação estadual e da sociedade civil foi o que possibilitou a realização do programa. “A trilha é feita a muitas mãos e só dá certo por isso. Todo mundo de mãos dadas em prol da educação”, explicou Graziella Castilho, presidente da Junior Achievement Rio de Janeiro.

 

Benefícios do voluntariado

Sensação de bem-estar, engajamento, sentimento de pertencimento, melhora no ambiente corporativo, carga menor de stress, mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, são alguns dos benefícios do trabalho voluntário apresentados por Thomaz Naves, diretor comercial e de comunicação da RecordTV Rio.

“Iniciativas como essa do IBP, fala com as grandes corporações, e as grandes corporações são referência de atitude e gera modelo de réplica, numa espécie de aceleração do mercado”, acrescentou.

No caso da Trilha Empreendedora, o diferencial é a conexão dos profissionais da indústria com os alunos, trazendo uma visão do futuro para o presente desses jovens que, muitas vezes, estão descrentes. “A Trilha Empreendedora cumpre um papel importante de mostrar que o futuro é mais possível do que esse jovem imagina”, explicou Thomaz.

Thomaz Naves
Thomaz Naves, diretor comercial e de comunicação da RecordTV Rio

 

Troca de experiências

O relacionamento entre as empresas do setor em torno de um objetivo comum e o engajamento dos voluntários são alguns dos maiores benefícios da atividade de voluntariado, promovido por esse projeto do IBP voltado para educação, na opinião de Patrícia Rico, presidente do conselho de voluntariado da Baker Hugues  e Renata Nahon, gerente de RH da Subsea 7.

A proposta pedagógica da Trilha, para Vanessa Braga, Superintendente pedagógica da SEEDUC, é de extrema relevância traz uma perspectiva de conhecimento cognitivo, mas também a postura socioemocional.

“É uma perspectiva de como eu empreendo em mim, como eu me valorizo. O que eu posso ser a partir do que eu tenho e, se eu não tenho, como posso me construir. Eu acho que esse é o grande mote do programa”, acrescentou.

 

Trilha Empreendedora

A Trilha Empreendedora é fruto da parceria entre o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e a ONG Junior Achievement.

O projeto busca combater a evasão escolar por meio da aplicação de uma sequência de programas estruturados nos pilares do empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho, dentro do currículo do ensino médio de escolas públicas da rede estadual do Rio de Janeiro.