Notícias

A educação do IBP, agora, é UnIBP – a universidade do setor de petróleo, gás e biocombustíveis. Lançada na Rio Oil & Gas 2018, maior evento de óleo e gás da América Latina, a iniciativa marca a transição de um modelo tradicional de capacitação do instituto para um formato de aprendizado contínuo, focado nas necessidades dos profissionais que atuem – ou queiram atuar – no setor de O&G.

O evento de lançamento teve a presença do Secretário Geral do IBP, Milton Costa Filho, e de representantes de instituições parceiras, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que, junto da UnIBP, oferece o primeiro MBE em Energia do país, e a Universidade de São Paulo (USP), onde já ocorrem cursos do portfólio da universidade setorial.

A ocasião marcou também a assinatura da parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), que vai oferecer, no primeiro semestre de 2019, um Programa de Especialização em Gestão Estratégica de Petróleo, Gás e Energias Renováveis. Segundo a Gerente de Projetos de Especialização e Mestrado da Fundação Dom Cabral (FDC), Tatiana Goulart, o curso tem dois papeis importantes: pensar o futuro da indústria junto dos executivos do setor e prepara-los com competências de gestão para que eles consigam atuar de forma mais assertiva no dia a dia.

“A ideia também é que a gente traga tendências, como está caminhando este mercado a curto, médio e longo prazo, o que a gente espera, para que esse executivo comece a pensar quais caminhos ele pode tomar e onde ele possa realmente investir sua energia”, afirmou Tatiana.

Outras parcerias que já estão em vigor são com a Casa Educação, por meio da qual os profissionais têm acesso a cursos de liderança baseados em estudos da Harvard Business Review, e com a Loss Control, que oferece a certificação NEBOSH (National Examination Board in Occupational safety and Heath), reconhecida mundialmente pelos elevados padrões de exigência e qualidade na área de Segurança.

Portfólio

Divididos em cinco escolas que refletem os principais pilares para o funcionamento da indústria – Exploração & Produção, Gás & Energia, Midstream & Downstream, Tecnologia & Inovação e Negócios -, as soluções educacionais da UnIBP têm formatos complementares e diversos, podendo ser oferecidos como workshop, webinar, de atualização, MBA, pós-graduação, entre outros. Além disso, serão oferecidos cursos presenciais e a distância por meio de uma plataforma de e-learning.

Já na programação da Rio Oil & Gas, ocorreram quatro mini-cursos voltados para tecnologia: “Segurança Digital (Cyber Security) e seus Impactos na Indústria de Óleo e Gás”; “Tecnologia Blockchain e Suas Aplicações: Rastreabilidade, Transparência, Automação e Mais”; “Introdução à Digitalização no Segmento de Óleo e Gás –Indústria 4.0”; e “IIoT, IoT, Automação e Supply – Os Conceitos e Sistemas Envolvidos”. Esses temas marcam o início das atividades da escola de Tecnologia e Inovação da UnIBP, uma das novidades que a universidade setorial aporta ao mercado de petróleo e gás.

Descubra a UnIBP e confira as turmas com inscrições abertas.