Notícias

Universidades, institutos de pesquisa e empresas têm até o dia 04/08 para inscrever seus projetos de ventiladores pulmonares na terceira onda da seleção pública promovida pela Petrobras em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).  O objetivo é acelerar a fabricação desses equipamentos no país, essenciais à sobrevivência de pacientes graves com Covid-19. Veja as regras completas no edital da seleção pública aqui. 

O principal requisito é que os candidatos tenham o registro do seu equipamento, bem como a autorização de fabricação (AFE), emitidos pela Anvisa, de forma a permitir a sua fabricação e garantir a segurança dos pacientes. Nessa etapa do processo, somente um vencedor será selecionado e receberá R$ 1,1 milhão em recursos financeiros para o desenvolvimento do ventilador.

 

Estrutura Científica de Resposta no combate ao coronavírus

 A seleção pública é mais uma iniciativa da Estrutura Científica de Resposta (ECR) da Petrobras voltada para o combate ao coronavírus. O objetivo é reunir competência técnica em parceria com empresas, universidades e instituições de ciência e tecnologia para formular soluções viáveis e rápidas no enfrentamento à pandemia. 

A Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) estão apoiando a iniciativa e participam da avaliação e seleção dos projetos – em conjunto com o IBP e a Petrobras.