Notícias

Autores: Peter Howard Wertheim and Dayse Abrantes
hwpeter15@gmail.com

Impactos da tecnologia digital, inovações desafiadoras oferecidas pela automação e pelo uso de novas tecnologias de perfuração resultam em aumento da eficiência. Para a saúde, segurança e meio ambiente, oferecem benefícios diretos para os funcionários, evitando riscos como o de aquecimento indireto e taxa de risco de poço.

Operadores também procuram novas modalidades e ferramentas de registro de dados em tempo real, enquanto perfuram. Componentes principais de uma Tecnologia Sônica Multipolar durante a perfuração incluem transmissor multipolar de banda larga (vários tipos de mensuração registros), otimização da qualidade tecnológica de registros sônicos de perfuração em áreas de formação mais rígidas e ao menos 48 receptores de banda larga, recebendo sinal acústico claro e adaptado a diversos tamanhos de perfuração.

Tecnologia nova também pode incluir quatro plataformas separadas e conectadas por pontes de circuitos. Ou seja, plataformas de tombadilho, de perfuração, de produção e compressão e de cabeça de poço. Nesse modelo, uma plataforma injetora de água é considerada o estado da arte na perfuração automatizada. Ela opera conectada a uma cabeça de poço já existente por uma ponte fixa de aço contendo partes superiores integradas com injeção de água, água do mar e tratamento de água produzida, além de geração de energia.

A plataforma de injeção de água pode estar conectada por fibra ótica ao centro de operações em terra, permitindo informações e equipamentos acessíveis a mais habilidades técnicas, aumentando segurança com menos funcionários embarcados. O aperfeiçoamento da plataforma de injeção de água traz eficiência na saúde, segurança e defesa do meio ambiente e propicia plataformas independentes de intervenção.

Há também ferramentas de avaliação do risco como o de Proteção da Respiração, que identifica e avalia perigos nas áreas de trabalho, determinando a forma e identificando o estado da contaminação química.

Em áreas permeáveis, há o risco de ocorrer um influxo fluídico de formação para o poço, quando a pressão do poro é mais forte que a do local perfurado (escapamento descontrolado). Nos casos em que esse risco não é controlado antes de atingir a superfície, as consequências podem ser terríveis, com destruição ou perda total no local do poço, nas instalações, no meio ambiente e de vidas.