Notícias

As últimas vagas para inscrição estarão abertas até 13 de março; a pós-graduação inclui aulas sobre a matriz energética e suas fontes

 

A Universidade do Setor de Petróleo e Gás (UnIBP) – braço de educação setorial do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP)- se uniu com o Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC) para oferecer nova turma, já confirmada, do MBE (Master in Business Energy). A pós-graduação Lato Sensu é voltada a profissionais com interesse nas áreas de gestão, engenharia, planejamento e regulação do setor de petróleo, gás e energia, que atualmente responde por 15% do PIB industrial nacional. As matrículas poderão ser realizadas até o próximo dia 13 de março.

Em linha com as transformações do setor, o MBE aborda os desafios e necessidades da transição energética, tema que o Brasil tem potencial de protagonizar no cenário mundial. A intenção é preparar os alunos para as demandas atuais da indústria, que incluem não só a exploração de fontes renováveis já estabelecidas, mas novos meios de geração, como a área de eólica offshore e o hidrogênio verde, e também a eficiência energética no consumo.

A ementa inclui disciplinas sobre os fundamentos do setor de energia, geração elétrica, tecnologias, matriz e balanços energéticos, combustíveis, transmissão e comercialização de eletricidade e produtos fósseis, investimento, finanças e regulação, entre outros temas.

“Esse curso é uma oportunidade para os profissionais do setor se engajarem no cenário de mudança para uma matriz energética de baixo carbono, em linha com as exigências globais. A ementa do MBE foi construída considerando todos os aspectos envolvidos nesse processo. O que se quer é preparar os profissionais para os desafios em curso, como os da descarbonização, digitalização e descentralização”, afirmou Fernanda Delgado, doutora em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretoria-executiva corporativa do IBP, representante institucional da indústria no Brasil.

Entre os docentes do MBE estão nomes amplamente reconhecidos pelo setor. A coordenação é de David Zylbersztajn, ex-diretor geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); Eloi Fernández y Fernández, ex-diretor da ANP e diretor geral do Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC); e  Sergio Leal Braga,  membro do Comitê Executivo do Instituto de Energia da PUC-Rio.

A UnIBP foi criada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) para ampliar a qualificação dos profissionais e fortalecer o desenvolvimento do setor. O portfólio dos seus cursos é organizado de acordo com as necessidades das diferentes áreas que compõem a cadeia de valor e dos perfis dos profissionais da indústria de óleo, gás e energia. Ao se unir ao IEPUC, a UnIBP agrega valor e conhecimento ao setor.

 

INSCRIÇÕES PARA O MBE ENERGIA