Notícias

A Presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, comentou sobre como a diversidade pode contribuir para alcançar o equilíbrio de gênero no ambiente corporativo, na última edição do webinar Liderança Feminina em Pauta, organizado pelo Comitê de Diversidade do IBP.

O vídeo da transmissão do webinar está disponível no canal do IBP no Youtube.

A moderação do encontro foi de Eduarda Pina, Director of Business, Development and Geoscience da Total E&P do Brasil, e de Silvia Gai, Latam Director, Turbomachinery & Process Solutions da Baker Hughes, que discutiram como todas as formas de diversidade agregam valor ao negócio.

A abertura do encontro contou com mensagens de Cristina Pinho, Diretora Executiva Corporativa do IBP, e Ana Zambelli, coordenadora do comitê de diversidade do IBP, que falaram sobre a trajetória do Programa de Mentoria de Profissionais Mulheres da Indústria de Óleo & Gás, desde sua criação em 2019, e os planos para 2021.

“Inicialmente, o programa contava só com mulheres. Agora, para 2021, vamos escolher homens capazes de mentorar mulheres. E estamos incentivando as empresas a trazerem mulheres negras para participarem do programa”, explicou Ana Zambelli.

Luiza Helena, enfatizou a importância do propósito para o sucesso dos negócios em equilíbrio com o EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização). “Os fundos de investimento descobriram que o propósito é uma coisa que o consumidor final está pedindo. O propósito é a espinha dorsal”, afirmou.

De acordo com a executiva, a mulher precisa saber que o mercado está mais receptivo para a diversidade, primeiro, pelas decisões do mercado financeiro em aumentar os investimentos em empresas com mulheres no conselho de administração e, em segundo lugar, pelo novo tipo de gestão orgânica, muito usada pelas start-ups e baseada na tentativa e erro, que se encaixam ao perfil mais maleável da mulher.

“A mulher traz uma dinâmica diferente para as reuniões e isso se converte em mais produtividade e mais resultado para o negócio”, explicou.

É o jeito feminino que ajuda a combater o machismo estrutural, que conquista espaço de forma leve, porém, forte. “Até hoje eu escuto o racismo estrutural, sei que ele existe, por isso que eu luto, mas eu confronto de um jeito feminino, trazendo à tona mas sem me sentir ofendida, sem ficar com raiva ou pensar que não é pra mim”, orientou Luiza.

 

A série Liderança Feminina em Pauta faz parte do Programa de Mentoria de Profissionais Mulheres da Indústria de Óleo & Gás, organizado pelo Comitê de Diversidade do IBP para promover o debate sobre liderança feminina.