Notícias

Jovens profissionais e especialistas do segmento de gás se reuniram no IBP, na última terça-feira, para a primeira Rodada Jovem de 2018. Organizada pelo Comitê Jovem da instituição em parceria com a KPMG, a iniciativa promoveu um debate sobre o Gás para Crescer, o desenvolvimento do mercado nacional, mudanças na legislação e o consumidor livre.

No painel de abertura, Jorge Delmonte, gerente de Regulação de Mid e Downstream de Gás Natural do IBP, fez uma contextualização sobre o setor brasileiro de gás natural, destacando a venda de ativos da Petrobras e o lançamento, em 2016, do programa Gás para Crescer. Para ele, a abertura do mercado é um caminho sem volta, com mais profissionais jovens e novos investimentos. O que pode mudar é apenas a velocidade com o que processo vai ocorrer.

 “Acho que vai ser muito bom para vocês que estão chegando no mercado com novas possibilidades de trabalho no ambiente extremamente dinâmico que é o de gás natural”, disse o executivo, que participou da mesa ao lado de Anderson Dutra, Sócio-líder de Óleo e Gás da KPMG, e de Ricardo Pinto, Diretor Comercial da NTS.

Dutra, por outro lado, citou quatro pilares interligados para resumir sua perspectiva sobre o setor: a matriz energética em si, com a transformação do fóssil para o renovável; a competitividade do negócio dentro de uma conjuntura global; o processo de novas tecnologias e transformação digital; por fim, a entrada de pessoas novas no mercado, com jovens assumindo responsabilidades e desafios.

“No passado, se dizia muito ‘o jovem vem com a cabeça de banco de investimento, só sabe o high level e não consegue discutir profundamente’. Isso não é mais verdade. Essa geração tem um poder de absorção, de informação, de conhecimento e de síntese incríveis e consegue compartilhar conhecimento de uma maneira como poucos”, defendeu.

Com a moderação de Gustavo Bittencourt, Analista de Regulação de Mid e Downstream do IBP, a segunda parte do encontro foi marcada por um debate sobre gargalos para investimentos e medidas necessárias para o desenvolvimento do setor, incluindo o Projeto Gás para Crescer. Participaram das discussões Lívia Amorim, Sócia da Souto Correa Advogados, Luísa Franca, Business Developer da ENGIE, Ísis Ladeira, Consultora da KPMG, Bruno Piloto, Coordenador Jurídico da NTS, e Maria Beatriz, Consultora de Comercialização de Gás Natura e GNL – Petrobras.

Profissional do Futuro e Encontro com CEOs

Ao final do evento, foram anunciadas mais duas iniciativas do Comitê Jovem para o final do ano.

O Profissional do Futuro estará de volta na Rio Oil & Gas 2018, maior evento de petróleo e gás da América Latina, que ocorre entre 24 e 27 de setembro. Nesta edição, o programa voltado para estudantes visa engajar uma geração que está prestes a ingressar no mercado de trabalho – a primeira 100% digital -, e uma indústria que busca se renovar e precisa de talentos que sejam capazes de construir um futuro sustentável, a favor da inovação tecnológica e social. As inscrições podem ser feitas pelo site.

Ainda sem data definida, a 3ª edição do Jantar com CEOs vai reunir jovens profissionais e líderes das principais empresas da indústria de óleo e gás atuantes no Brasil em um espaço de networking e troca de experiências sobre mercado de trabalho.