Notícias

O cenário para o desenvolvimento da equidade de gênero feminina segue como desafio para toda sociedade, mas especialmente para a indústria de óleo, gás e energia. Segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, o tempo necessário para que essa equidade seja alcançada é de, em média, 136 anos. O IBP, alinhado e compromissado com o ODS 5 (Igualdade de gênero) que visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, promove por meio da Universidade do Setor de Petróleo e Gás (UnIBP) em parceria técnica com a consultoria Appana, a 4ª Edição do Programa de Mentoria de Liderança Feminina na Indústria de O&G 2022, que teve as inscrições prorrogadas até o próximo dia 6 de dezembro.

No Brasil, segundo o IBGE, 37,5% dos cargos gerenciais do Brasil são ocupados por mulheres. Mas apesar do crescimento dos últimos anos, o país ainda tem um longo caminho a percorrer. Saadia Zahidi, diretora-gerente do Fórum Econômico Mundial, afirma que para alcançarmos a meta de paridade de gênero — que envolve mais do que equiparação salarial, incluindo ainda a participação na economia e na política e oportunidades de saúde e educação —  é necessário que ainda mais mulheres ocupem cargos de liderança, comprometendo-se com esses objetivos e mobilizando recursos.

O Programa de Mentoria de Liderança Feminina na Indústria de O&G é focado no desenvolvimento de competências técnicas e de habilidades comportamentais e socioemocionais das mentoradas, reunindo diversos casos de sucesso como o da Robertha Marques, Senior Business Development Manager da Subsea7, que afirma que a sua jornada dentro do Programa de Mentoria Feminina pode ser resumida como incrível. Ela destaca ainda as conversas e trocas inspiradoras com Volmir, seu mentor durante o período.

Conectando mulheres identificadas com habilidades gerenciais pelas empresas e que estejam nos primeiros níveis de liderança com importantes executivos e executivas do setor, o programa oferece oficinas com conteúdo exclusivo; interações entre as duplas de mentores(as) e mentoradas, que serão acompanhadas, monitoradas e avaliadas; eventos ao longo do percurso para manter o engajamento dos participantes; e a abordagem dos temas da agenda ESG transversalmente, com conteúdo e discussões.

processo de seleção é extremamente detalhado e acompanhado pela área de Recursos Humanos das companhias e pela UnIBP. Cada empresa deverá indicar uma dupla ou mais, necessariamente composta por Mentorada e Mentor/Mentora. Para o caso de indicação de mais de uma dupla, não será possível ultrapassar o limite de 50% de mentores homens. Porém, as duplas indicadas não atuarão em conjunto no programa, já que parte do processo conta com uma análise de perfil para definição dos matches das duplas mentor(a)-mentorada.

As inscrições estão abertas até dia 6 de dezembro e os interessados podem se inscrever por e-mail unibp@ibp.org.br ou por WhatsApp (21 97561-7771).