Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), firmaram na última terça-feira, 13 de dezembro, uma parceria inédita voltada para a promoção de negócios, exportações e atração de investimentos para o setor nacional de energia.

O protocolo de intenções assinado pelas instituições visa estreitar o relacionamento e potencializar a atuação de ambas as instituições para atrair investimentos qualificados e contribuir para diversificação da cadeia produtiva do setor de petróleo, gás e energia. O documento pretende ainda fomentar a promoção e o fortalecimento do setor de energia brasileiro no mercado global, e o desenvolvimento do país, que hoje ocupa a 9ª posição no ranking dos maiores produtores mundiais de petróleo, sendo o 8º maior consumidor do combustível, além de estar entre os dez maiores parques de refino mundiais.

A expectativa é de que até 2030 o Brasil se torne o 5º maior produtor de petróleo do mundo e as ações previstas no documento assinado pelo diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Roberto Escoto, e pelo presidente do IBP, Roberto Ardenghy, corroboram o compromisso das instituições para o alcance desta meta.

Segundo o presidente do IBP, Roberto Ardegnhy, nos próximos 10 anos o setor de petróleo e gás será responsável pela geração de cerca de 445 mil postos de trabalho, além de atrair mais de US$ 200 bilhões, para a indústria nacional. “Temos muitos objetivos em comum com a ApexBrasil, principalmente o de mostrar para o mudo o potencial do Brasil nesse setor tão importante, robusto e dinâmico. Somos um player internacional relevante em termos de exportação e investimento e essa união de esforços e habilidades é fundamental”, afirmou o executivo.

“A indústria de petróleo e gás tem um papel estratégico no Brasil, tanto do ponto de vista energético quanto do ponto de vista socioeconômico, tendo em vista a capacidade de atração de investimentos, geração de empregos e renda qualificados, arrecadação de impostos e royalties. Devido à sua relevância, o setor é um dos prioritários da ApexBrasil e essa parceria formalizada hoje com o IBP, que já é um grande colaborador, nos torna ainda mais capacitados e amparados para seguir dando todo apoio necessário ao desenvolvimento do setor de energia do nosso País”, afirmou Escoto.