Notícias

Criado pela área de Análise Econômica do IBP, o Observatório do Setor publica, mensalmente, seus snapshots – gráficos acompanhados de análises curtas para quem quiser entender os principais movimentos do setor. Os temas abordados contemplam toda a cadeia, do upstream ao downstream – incluindo o gás natural – mostrando desde projeções de investimentos no mundo até a evolução da produção de petróleo e gás ou a balança comercial do setor no Brasil.

Conheça, a seguir, os snapshots de 2020 que mais se destacaram em número de acessos:

1º lugar: Evolução da produção, exportação e importação de petróleo no Brasil: 2005-2020

Apesar de serem considerados uma mesma commodity, cada tipo de petróleo tem qualidades distintas, sendo necessário importar uma parcela para compor um blend mais otimizado para cada perfil de refinaria existente no país. Desde 2013, quando a produção nacional apresentou um crescimento acentuado, o volume exportado aumentou 3,7 vezes e o importado caiu para menos da metade. Confira a análise completa aqui.

2º lugar: Evolução do nível de produção industrial

A pandemia da Covid-19 contribuiu para baixas históricas de atividade nas indústrias geral e de transformação. Apesar do patamar arrefecido de atividade em abril de 2020, ambos setores já sinalizam retorno aos níveis pré-pandemia. Confira a análise completa aqui.

3º lugar: Projeções de longo prazo de demanda por petróleo

A transição energética e o pico de demanda por petróleo são temas cada vez mais relevantes para a indústria de O&G. Dessa forma, é importante acompanhar os cenários de longo prazo divulgados por instituições e grandes empresas do setor – como BP, OPEP e IEA – analisando as premissas assumidas, que envolvem desde políticas públicas até mudanças de comportamento do consumidor. Confira a análise completa aqui.

4º lugar: Evolução das projeções de demanda para 2020

Com as medidas de distanciamento social e a queda da atividade econômica, causadas pela pandemia da Covid-19, as projeções de demanda indicaram uma queda de pouco mais de 8 milhões b/d. Confira a análise completa aqui.

5º lugar: Evolução do consumo aparente e da dependência externa

O panorama dos fluxos de importação e exportação de petróleo e derivados no Brasil sofreu transformações nas últimas duas décadas. Confira a análise completa aqui.