Notícias

A Comissão de Laboratório do IBP realizou na última segunda-feira, na sede do instituto, no Rio de Janeiro, um workshop para discutir a compatibilidade dos métodos de ensaios de determinação de enxofre em  gasolina recomendados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e entender as melhores aplicações da cada metodologia e como os resultados podem ser comparados.

O encontro reuniu profissionais de laboratório, acadêmicos e técnicos de diferentes segmentos industriais, para debater as vantagens e limitações das metodologias utilizadas no processo de determinação de enxofre. Entre os palestrantes estiveram Selma Cunha Mello, da Petrobras/CENPES; Leandro Farias, da ANP; Daniel Kazakevicius, da Pensalab; e Eduardo Castro, da Shimadzu.

De acordo com Elcio Oliveira, coordenador da Comissão de Laboratórios do IBP, a realização de encontros técnicos dá visibilidade às atividades da comissão e ao debate de temas pertinentes ao segmento, além de incluir a participação de membros de outras comissões.

“Quando fazemos um workshop integrado, que reúne pessoas de outras comissões e traz problemas reais de dentro do laboratório, envolvendo normas e produtos, mostramos como o laboratório é elo de todas as atividades, e este é o grande ganho deste evento para a comissão”, afirmou Elcio.

As comissões técnicas do IBP são formadas por profissionais representantes das empresas associadas ao IBP. Caso tenha interesse em participar dos nossos fóruns de discussão, entre em contato com a Área de Relacionamento.