Notícias

Com a data final de submissão dos trabalhos técnicos se aproximando, reunimos algumas informações importantes para que seu trabalho não fique de fora do maior encontro da comunidade de dutos do Brasil. Com reconhecimento nacional e internacional, a Rio Pipeline 2023 organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) acontece entre 8 e 10 de agosto de 2023, no Expomag, no Rio de Janeiro.

Após prorrogação, o Call For Papers do evento segue aberto até a sexta-feira, dia 17 de março, e os autores podem conferir todas as informações sobre a submissão de trabalhos no guia do autor, disponível aqui.

Confira abaixo as dicas que selecionamos para você, autor:

  • Atenção aos pré-requisitos para submissão dos trabalhos

Os trabalhos técnicos da Rio Pipeline 2023 precisam seguir o template informado, ter entre 5 e 10 páginas, em inglês e, além do autor principal, cada trabalho pode contar com mais quatro autores listados. A inscrição desse ano também tem um diferencial importante: a fase única, ou seja, você precisa enviar seu artigo de forma completa até o prazo informado.

  • Referências para seu artigo

A Biblioteca do IBP conta com o maior acervo setorial voltado para petróleo e gás do país. Aproveite e confira artigos submetidos em outras edições da Rio Pipeline e demais eventos promovidos pelo IBP como referência para a produção do seu trabalho. Caso utilize algum trecho, não esqueça de citar a fonte. Revise cuidadosamente seu trabalho técnico e certifique-se de que não há plágio ou cópias sem citações, erros gramaticais ou de ortografia e que as informações estão precisas e atualizadas.

  • Originalidade do artigo

O evento conta 11 temas técnicos disponíveis: salas de controle e automação; sistemas submarinos; logística e operação; risco e segurança; integridade estrutural; design, construção, materiais e direitos de caminhos de criação; mapeamento GIS (sistema de informação gráfica, na sigla em inglês) e análises geotécnicas; manutenção e reconstrução de sistemas de dutos; distribuição, estocagem e terminais. E as novidades: ESG (do inglês, meio ambiente, social e governança) e licença ambiental, ambiente de negócios, transição energética e capital humano.

A partir deles, o autor deve construir seu trabalho considerando os pré-requisitos e prezando a originalidade e qualidade. Os temas devem ser aprofundados tecnicamente e contribuir de forma relevante para o segmento de dutos.

  • Formato da sua apresentação

De volta ao modelo presencial, o autor poderá escolher entre dois formatos: apresentação Oral com sessões de 15 minutos para o autor e mais 5 minutos para debate com o público, e o formato de Pôster Digital, onde não há debate. E não se esqueça de praticar a sua apresentação: faça uma apresentação para amigos, familiares ou colegas de trabalho, peça feedback sobre a sua fala, ritmo, tom de voz e confira se o tema está claro e objetivo.

  • A Rio Pipeline vai além da Chamada de Trabalhos

Aproveite a conferência, a Rio Pipeline reúne especialistas e líderes do setor para discutir questões relacionadas ao segmento de dutos, como a logística, transporte e armazenamento de petróleo, gás e derivados.

Durante o evento, os profissionais do setor participam de palestras, mesas-redondas e apresentações de casos de sucesso, abordando temas como infraestrutura de transporte, regulação, tecnologias de armazenamento e gerenciamento de riscos, além da troca de conhecimento e experiência entre profissionais do setor. Aproveite esse momento.

 

Serviço:

Call For Papers Rio Pipeline 2023
Data: até sexta-feira, 17/03/2023
Informações sobre temário e inscrições aqui.