Portal das Comissões

ComImp
Portal das Comissões » Certificação » ComImp

Gerente responsável IBP: Roberto Odilon Horta – Gerente de Certificação

Coordenador (a): Roberto Odilon Horta – IBP

Vice Coordenador (a): Marcos Medeiros – IBP

Assessor (a): Renata Guedes – IBP

 

Sobre a comissão:

Desde 2002, o IBP é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (Cgcre/INMETRO) para atuar como Organismo de Certificação de Produto (OCP) para os Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos, conhecidos pela sigla SPIE.

O INMETRO exige que o OCP/IBP tenha um sistema de gestão que considere o “Tratamento de Reclamações e Apelações”.

Este processo de tratamento de reclamações e apelações determina que uma análise e decisão deste tipo devam ser tomadas por pessoa designada ou um comitê (que não tenham envolvimento com a atividade objeto da Reclamação).

Caso a Reclamação envolva Imparcialidade, a mesma deve ser direcionada para a Comissão de Imparcialidade (ComImp) do OCP/IBP.

Assim, o OCP/IBP mantém uma Comissão de Imparcialidade, independente e autônoma, para analisar a imparcialidade de suas operações e tomar as ações necessárias para responder a qualquer risco para as mesmas.

 

Funcionamento da ComImp

A ComImp é composta por membros escolhidos pela Gerência de Certificação do IBP, de forma que haja uma representação equilibrada das partes interessadas, e que nenhum interesse predomine sobre os demais.

A ComImp é composta por representantes dos seguintes grupos:

– Empresas que tenham SPIE certificados;

– Entidades representativas dos trabalhadores;

– Entidades representativas dos consumidores;

– Especialistas em avaliação da conformidade.

 

 Responsabilidades da ComImp

Auxiliar o OCP/IBP na elaboração da política de imparcialidade de suas atividades de certificação;

Contrapor-se a qualquer tendência, da parte do OCP/IBP, a permitir que considerações comerciais ou de outro tipo impeçam a objetiva prestação dos serviços/atividades de certificação;

Aconselhar sobre aspectos que afetem a confiança na certificação, incluindo transparência e percepção do público;

Solicitar ao OCP/IBP toda informação necessária, incluindo as razões para todas as decisões e ações mais significativas sobre certificação, incluindo a seleção de auditores, próprios e contratados, ou de empresa subcontratada, a fim de verificar se o OCP/IBP é administrado de forma a assegurar a imparcialidade das suas operações;

Emitir parecer ou orientações sobre a imparcialidade das operações do OCP/IBP;

Auxiliar no estabelecimento das políticas e princípios concernentes ao conteúdo e funcionamento do sistema de certificação de SPIE;

Verificar se o OCP/IBP está respeitando, sob qualquer aspecto, as suas orientações e tomar as medidas adequadas, as quais podem incluir informar o Inmetro;

Contrapor-se a qualquer tendência, por parte dos SPIE ou de representações sindicais, de modo a manter a imparcialidade do sistema de certificação.

 

Conteúdo restrito. Faça login para ter acesso.

Esqueci minha senha

Voltar

Fale com a Comissão

ANUÁRIO DAS COMISSÕES

*Se estiver com problemas para visualizar o PDF no Chrome, instale a extensão PDF Viewer.