Lideranças internacionais e autoridades debaterão temáticas regulatórias, tributárias, comerciais e ambientais do setor de gás natural em evento organizado pelo IBP
O Seminário de Gás Natural, organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) a cada dois anos, entra na última semana para venda de ingressos. Os interessados podem adquirir seus tickets no site do evento, que ocorrerá em 14 e 15 de maio, das 9h às 18h30, no Hotel Fairmont Copacabana, no Rio de Janeiro.
A temática desta edição será: “Diversificação e Competitividade: Pilares para uma Expansão Sustentável”. A programação foi desenhada com base nos principais temas do setor e será marcada por debates sobre: balanço entre oferta e demanda, perspectivas de importação de gás da Argentina, abertura do mercado e regulação, investimentos em infraestrutura, desafios tributários, novos mercados, e papel do gás na transição energética, entre outros.
Lideranças nacionais e internacionais, autoridades e especialistas do setor de gás natural estão confirmados entre os painelistas: Andrea Stegher (vice-presidente da International Gas Union); Luiz Felipe Coutinho (CEO da Origem Energia); Heloisa Borges (diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética – EPE); Sylvie D´Apote (diretora executiva de gás natural do IBP); Soledad Lysak (diretora-geral de Gás da TotalEnergies Cono Sur); Paula Pereira (country manager da Galp no Brasil); Rodrigo Soares (general manager Shell Energy Trading Brazil); Verônica Coelho (country manager da Equinor no Brasil); Edmar Almeida (professor e pesquisador do Instituto de Energia – PUC-Rio), entre outros.
No primeiro dia do evento (14/05) serão debatidas as perspectivas de crescimento da oferta de gás, considerando tanto a produção doméstica, como as importações de gás da Argentina e de GNL. De acordo com projeções da EPE, a oferta nacional projetada na malha integrada tem perspectivas de dobrar o nível atual de produção, enquanto a capacidade de importação deve crescer 20% no mesmo período.
Ainda neste mesmo dia, serão discutidas a competividade do gás para seus diferentes usos no setor industrial, na mobilidade urbana e no transporte de cargas, e na complementação das fontes renováveis na geração elétrica, em particular para fazer frente ao aumento muito significativo da demanda de energia para atendimento de data centers ligados a Inteligência Artificial.
O programa também inclui uma palestra do economista Marcos Lisboa sobre o “Cenário econômico e seus impactos na reindustrialização do Brasil”.
No segundo dia do seminário (15/05), os debates focarão nas condições para fomentar os investimentos necessários para o crescimento da oferta e da demanda discutidos no dia anterior. Serão abordadas as políticas públicas, o Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB), a consolidação do marco regulatório e a adaptação das regras tributárias.
Também serão discutidos os próximos passos na direção de um mercado de gás mais maduro, flexível, líquido e competitivo, por exemplo, com a criação de hubs de comercialização e uma bolsa de negociação de gás natural.
Encerrando o evento, haverá uma discussão sobre o papel do gás natural no contexto de uma transição energética justa, equilibrada e segura. “Esta será uma oportunidade única para discutir o potencial do gás natural como atividade viabilizadora da descarbonização de diversos setores da economia. Além disso, será discutido o papel do gás como energético com a melhor vocação para complementar geração de energia renovável, assegurando a segurança no suprimento elétrico e sua resiliência face a eventos climáticos extremos”, comenta Sylvie D´Apote, diretora executiva de gás natural do IBP.
O Seminário de Gás Natural 2025 é patrocinado pela Petrobras, Equinor, Galp, Origem, Shell Energy, NTS, PanAmerican Energy, Prio, Repsol Sinopec Brasil, TAG, TBG, TotalEnergies, Eneva, Naturgy, Edge, Faveret, Machado Meyer, New Fortress Energy, além da participação do Governo Federal. O evento ainda conta com os seguintes parceiros de mídia: eixos, Petro&Química e Tn Petróleo.
SERVIÇO:
Evento: Seminário de Gás Natural 2025
Data: 14 e 15 de maio
Horário: 9h às 18h30
Local: Hotel Fairmont, em Copacabana, no Rio de Janeiro (Av. Atlântica, 4240)