Exclusivo para associados, IBP lança caderno inédito sobre boas práticas de destinação de cascalhos na área de Exploração e Produção
Seguindo a sua missão de gerar conhecimento técnico de qualidade, o IBP lança, exclusivamente para associados, os primeiros fascículos do inédito Manual de Boas Práticas de Exploração e Produção, elaborado pelo Comitê de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SMS) do Instituto.
Intitulado “Avaliação de opções para a destinação do cascalho gerado na perfuração de poços marítimos no Brasil”, o caderno será divido em 5 fascículos disponibilizados aos associados por etapas. O estudo de balanço do custo-benefício de alternativas técnicas e locacionais para destinação de cascalho e fluidos de perfuração e seus respectivos riscos e impactos associados foi iniciado a partir do processo de colaboração técnica permanente entre os associados do IBP e o Ibama e foi finalizado em conjunto com a consultoria Mott MacDonald.
O Comitê de SMS coloca em pauta temas de destaque relacionados à conformidade regulatória, no âmbito dos requisitos ambientais, de segurança e de saúde, construindo junto aos grupos de trabalho (GT) soluções, procedimentos e orientações técnicas para uma melhor dinâmica da indústria e da sociedade como um todo.
Acesse aqui o Fascículo 1 para conhecer a tipologia dos resíduos de perfuração e a análise comparativa das condições de descarte de fluidos e cascalho no cenário regulatório nacional e internacional.
Já o Fascículo 2, que pode ser acessado aqui, conta com o Anexo 1 e apresenta uma análise global das opções tecnológicas para tratamento e destinação final de resíduos das atividades de perfuração, incluindo as etapas de tratamento de fluidos e cascalho realizadas durante a operação offshore.[