Logo IBP IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

Quem Somos

Prêmios

Prêmio Leopoldo Miguez
Prêmio Plínio Cantanhede

Prêmio Leopoldo Miguez

Com o objetivo de perpetuar a memória de seu fundador, Leopoldo Miguez, o IBP criou, em 1976, o Prêmio Leopoldo Américo Miguez de Mello. A iniciativa tem como objetivo reconhecer publicamente a contribuição de personalidades que tenham atuado para transformar e desenvolver a indústria de petróleo, gás e energia no Brasil.

Premiado na edição 2024

Carlos Mastrângelo 

Engenheiro graduado pela UFRJ, com ênfases em civil e engenharia de petróleo. Atua há mais de 39 anos no setor de óleo e gás, com grande parte da sua carreira na Petrobras, na SBM Offshore e atualmente na Enauta Energia. Residiu em diversos países tendo sido reconhecido internacionalmente por sua participação na liderança desde o início do desenvolvimento dos FPSOs, o que levou aos projetos de grande capacidade que temos hoje pelo mundo.

Em 2006 foi o responsável por introduzir este mesmo conceito em águas profundas, nos Estados Unidos da América, tendo sido agraciado com vários reconhecimentos internacionais como o prêmio individual Internacional do SPE (Sociedade dos Engenheiros de Petróleo), e em 2019, o prêmio máximo da indústria internacional especializada, o “Distinguished Achievement Award for Individuals ” da Offshore Technology Conference (OTC) em Houston, maior evento mundial da indústria de exploração e produção de petróleo, por seu papel de liderança e pioneirismo na modelagem e implementação rentável de plataformas do tipo FPSO.

Retornando em 2021 ao Brasil, lidera a implantação de mais projetos desafiadores e de grande porte, como o desenvolvimento do campo de Atlanta na Bacia de Santos (BS-4).

Premiado na Edição 2022

José Formigli

Engenheiro Civil formado pelo IME em 1982, com especialização em Engenharia de Petróleo pela Petrobras. Possui MBA em Gestão Empresarial Avançada pela UFRJ/COPPEAD e cursou o Programa Executivo no INSEAD. Ingressou na Petrobras em 1983, onde atuou em diversas áreas de engenharia submarina e completação de poços, além de ocupar posições de liderança na Bacia de Campos.

Foi Gerente Executivo de E&P-Serviços, E&P-Engenharia de Produção e, em 2008, assumiu a Gerência Executiva do E&P-PRESAL, focada no desenvolvimento do Polo Pré-sal da Bacia de Santos. Em 2012, tornou-se Diretor de Exploração e Produção, liderando o crescimento de reservas e produção, além de projetos de revitalização de campos maduros e melhoria da eficiência operacional.

Após se aposentar em 2015, fundou a Forsea Engenharia, prestando consultoria para empresas dos setores Up e Midstream. Atua em conselhos consultivos e é membro de entidades como SPE e SUT do Reino Unido, bem como Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro, em Portugal. Ganhador de diversos prêmios, é autor de vários artigos e palestrante em conferências nacionais e internacionais, incluindo OTC e ROG.e, antiga Rio Oil & Gas.

Premiado na Edição 2020

Jorge Camargo

Atuando há mais de 40 anos na indústria do petróleo, Jorge M. T. Camargo é formado em Geologia pela Universidade de Brasília e tem mestrado em Geofísica pela Universidade do Texas. É membro dos Conselhos de Administração dos Grupos Ultrapar e Prumo Logística Global. Integra o Conselho Curador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), responsável pelo Núcleo de Energia. Presidiu o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e, hoje, é membro emérito do seu Conselho de Administração.

Trabalhou por 27 anos na Petrobras, inclusive como membro da Diretoria Executiva, responsável pela Área Internacional. De 2003 a 2009 trabalhou na Equinor, inicialmente como Vice-Presidente Sênior, na sede da empresa na Noruega, depois como Presidente da Equinor no Brasil. É autor dos livros “Cartas a um Jovem Petroleiro” (Elsevier, 2013) e “Petróleo: Textos e Contextos” (Edições de Janeiro, 2018).

Premiados em edições anteriores

2018

Álvaro Teixeira

2016

João Carlos de Luca

2012

William Zattar

2008

Armando Guedes Coelho e Guilherme Duque Estrada de Moraes (in memoriam)

2004

Otto Vicente Perrone

2000

Carlos Walter Marinho Campos

1996

Shigeaki Ueki

1992

João Tavares Neiva de Figueiredo

1988

João Pedro Gouvêa Vieira e Marechal Waldemar Levy Cardoso

1984

Plínio Cantanhede

1980

General Ernesto Geisel

1976

Francisco Martins Bastos, Geonísio Carvalho Barroso e Rômulo Barreto de Almeida

A seleção dos indicados é feita pela diretoria do IBP, validada pelo conselho de administração do IBP e submetida a um processo de votação e eleição pelos associados. Saiba mais sobre o prêmio acessando o edital disponível no Portal dos Associados.

Confira algumas fotos das premiações

Prêmio Plínio Cantanhede

O Prêmio Plínio Cantanhede tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos apresentados no Congresso ROG.e, reconhecendo um trabalho de cada Eixo Temático definido para a edição. Entregue bianualmente, o prêmio foi instituído em 1990, durante o 4º Congresso Brasileiro de Petróleo, quando Zepherino Lavènere Machado Filho foi homenageado pelo trabalho “Sistemas de Produção Antecipada na Plataforma Continental Brasileira”.

Processo de seleção

Após três fases de avaliação dos trabalhos submetidos para apresentação no evento, o Comitê Técnico da ROG.e indica uma Comissão Julgadora do Prêmio, composta por profissionais de destaque na indústria.

A Comissão Julgadora reavalia os artigos e as apresentações presenciais dos trabalhos com maior pontuação nas fases anteriores para definir os vencedores de cada Eixo Temático. São considerados critérios como relevância, aplicabilidade, maturidade, urgência da solução ou conhecimento apresentado pelo autor e alinhamento com as necessidades do setor de Petróleo, Gás e Energias Renováveis.

Prêmiados da ROG.e 2022

Na última edição da ROG.e, o IBP entregou o Prêmio Plínio Cantanhede para os melhores trabalhos técnicos, em seis categorias, entre mais de 770 trabalhos apresentados. Foram eles:

Eixo “Upstream”

Título do Trabalho: Relative Permeability Modeling of Heterogeneous Carbonates Rocks from Laboratory to Field Scale Simulation: a Pre-salt Field Case

Autores: Jose Sergio de Araujo Cavalcante Filho (Petrobras), Israel Bruno da Silva Orrico (Petrobras), Marcelo Ramalho Albuquerque (Petrobras), Claudio Roisenberg (Petrobras) e Christian Hendra Sunarto (TotalEnergies)

Eixo “Midstream & Downstream”

Título do Trabalho: Ajuste contínuo da condição de queima de gases em tochas industriais apoiado por inteligência artificial

Autores: André Seichi Ribeiro Kuramoto (Petrobras), Sidney Comandulli (Petrobras), Wolfgang Kosteke Schwaner (Petrobras), Marcelo Cardoso Marques (Petrobras), Cristiane Salgado Pereira (Petrobras), Bruno Itagyba Paravidino (Petrobras) e Mario Gomes Neves Neto (Petrobras)

Eixo “Gás Natural”

Título do Trabalho: Solução de conflitos no Setor de Gás

Autor: Marcello Portes da Silveira Lobo (Pinheiro Neto Advogados)

Eixo “Soluções de Baixo Carbono”

Título do Trabalho: A jornada do projeto H2R para navios de perfuração mais sustentáveis com produção embarcada de hidrogênio

Autores: Cristiano Henrique Gonçalves De Brito (Ocyan), Afonso Gonçalves Castro Junior (Ocyan), Edson Rafael Torres (Ocyan), Rodrigo Chamusca Machado (Ocyan), Sami Massalami Mohammed E. Ayad (Protium Dynamics), Igor Zornitta Zanella (Protium Dynamics) e Franco Leonardi (Protium Dynamics)

Eixo “Pessoas, Cultura e Sociedade”

Título do Trabalho: Tecnologias socias para mediação de conflitos e construção colaborativa para o desenvolvimento territorial

Autores: Karen Joyce Aragão (Transpetro), Luis Fernando Santos Araujo (Transpetro), Odalea Costa (Transpetro) e Carla Vidal (PLM Consultoria)

Eixo “Financiabilidade da Transição”

Título do Trabalho: Mercado de Carbono: teoria econômica, prática internacional e expectativas para o Brasil

Autor: Lucas Silveira Antoun Netto (Eneva)

Eixo “Transformação Digital e Inovação”

Título do Trabalho: Process Safety Management in Oil and Gas Operating Units Through Digital Twin Platform: A Digital Approach for Safety Control and Process Intervention

Autores: Otavio Carneiro Correa (Vidya Technology), Jorge Luis Seleme Mariano (Vidya Technology), Janaina Heuko Albino (Vidya Technology), Andre Luiz De Andrade (Vidya Technology), Eduardo Do Nascimento Santos (Petrobras) e Marcela Rolim Ribas (Vidya Technology)