Quem Somos

IBP: A Casa da Nossa Indústria


Como representante institucional do setor de petróleo, gás e biocombustíveis, atuamos há mais de 61 anos em prol do desenvolvimento de uma indústria nacional competitiva, ética e socialmente responsável.

Somos a Casa da Nossa Indústria e trabalhamos com práticas isentas, apartidárias, transparentes, onde buscamos o consenso entre os diversos atores da indústria, gerando um grande valor para toda a cadeia de óleo e gás, órgãos reguladores e governo.

Nas áreas regulatória e institucional, atuamos em defesa da indústria em todos os fóruns e audiências públicas em que se discutem a regulamentação, a tributação e a fiscalização do setor. Nossa participação e representatividade são reconhecidas nas agências reguladoras e nas várias instâncias de governo.

Atuamos de forma abrangente em toda a cadeia de petróleo, gás e biocombustíveis, num ambiente aberto e democrático, guiado pelo respeito a opiniões divergentes e pela busca do equilíbrio de interesses, promovendo a cooperação entre os representantes da indústria e seus diferentes públicos e interlocutores.

As comissões técnicas do IBP são a base do nosso capital intelectual, onde procuramos estimular o networking, o intercâmbio de experiências, a geração de conhecimento e a ação colaborativa entre representantes de todos os segmentos envolvidos.

Temos ainda uma rede de mais de 1.300 especialistas que atuam em nossas comissões técnicas. Nosso Conselho e Diretoria são formados por altos executivos de empresas associadas que também se dedicam a gerir o Instituto com o objetivo de fomentar a indústria em bases competitivas.

O que existe de mais atual em inovação, tecnologia, gestão e sustentabilidade, a partir de exemplos brasileiros e internacionais, é trazido à tona com frequência em debates que permeiam todas as nossas atividades, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da indústria no presente e em sua visão de futuro.

Nossa sede fica na cidade do Rio de Janeiro – capital nacional do petróleo e o principal polo turístico e cultural do país – e conta com cerca de 100 colaboradores.

Nossas comissões técnicas também fornecem insumos para publicações, estudos, normas e ajudam a identificar os principais desafios da indústria de energia para a geração de treinamento e eventos.

 

Nossa Missão


Promover o desenvolvimento do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, visando uma indústria competitiva, ética e socialmente responsável.

 

Nossa Visão


Ser a principal referência na gestão do conhecimento e na representação da indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis junto à sociedade.

 

Nossos Valores


Somos sustentados por quatro valores fundamentais, que ajudam a construir, organizar e solidificar o IBP em todas as nossas ações.

Integridade – Fazemos o que é certo, assumimos uma conduta ética, transparente, isenta e apartidária. Focamos exclusivamente temas de interesse geral da indústria, respeitando a legislação, regras e contratos, não atuamos em questões comerciais e não defendemos ou apoiamos partidos políticos.

Liderança – Atuamos com liderança, excelência e embasamento técnico para o desenvolvimento da indústria, visando a melhoria  do ambiente de negócios, o estímulo à livre competição e à atração de investimentos.

Sustentabilidade – Somos responsáveis pelo desenvolvimento de ações que promovam as melhores práticas em saúde, segurança e meio ambiente, visando a sustentabilidade da indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

Pessoas – Valorizamos o capital humano e estamos comprometidos com a promoção da diversidade, certos de que as diferenças são uma fonte de força e um ingrediente essencial para o nosso sucesso.

 

Documentos do IBP


 

Estatuto Social

[Download]

Código de Ética

[Download]

Organograma

[Download]