Apelações, Reclamações e Denúncias
Todos os Candidatos a SPIE, SPIE Certificados e demais envolvidos no processo de Certificação podem apresentar apelações, reclamações ou denúncias relacionadas ao escopo de Certificação, de acordo com os seguintes critérios:
Apelação: solicitação feita por um SPIE Certificado para que o OCP/IBP reconsidere uma decisão relativa ao processo de certificação;
Reclamação: manifestação junto ao OCP/IBP de alguma insatisfação relativa às atividades do Organismo, podendo ser anônima.
Denúncias: comunicação sobre irregularidade envolvendo o OCP/IBP ou SPIE certificado, podendo ser anônima.
Apelações, reclamações ou denúncias devem ser feitas através do preenchimento do Formulário FM-SPIE-13 – Apelação, Reclamação e Denúncia, conforme os requisitos do Procedimento PR-SPIE-12 Tratamento de Apelações, Reclamações e Denúncias.
O Formulário FM-SPIE-13, após preenchido, deve ser enviado ao OCP/IBP pelo endereço eletrônico certificacaospie@ibp.org.br
Reclamações ou denúncias relacionadas aos colaboradores do OCP/IBP podem ser feitas diretamente no Canal de Ética do IBP (https://canaldeeticaibp.legaletica.com.br/