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Apelações, Reclamações e Denúncias

Todos os Candidatos a SPIE, SPIE Certificados e demais envolvidos no processo de Certificação podem apresentar apelações, reclamações ou denúncias relacionadas ao escopo de Certificação, de acordo com os seguintes critérios:

Apelação: solicitação feita por um SPIE Certificado para que o OCP/IBP reconsidere uma decisão relativa ao processo de certificação;

Reclamação: manifestação junto ao OCP/IBP de alguma insatisfação relativa às atividades do Organismo, podendo ser anônima.

Denúncias: comunicação sobre irregularidade envolvendo o OCP/IBP ou SPIE certificado, podendo ser anônima.

Apelações, reclamações ou denúncias devem ser feitas através do preenchimento do Formulário FM-SPIE-13 – Apelação, Reclamação e Denúncia, conforme os requisitos do Procedimento PR-SPIE-12 Tratamento de Apelações, Reclamações e Denúncias.

O Formulário FM-SPIE-13, após preenchido, deve ser enviado ao OCP/IBP pelo endereço eletrônico certificacaospie@ibp.org.br

Reclamações ou denúncias relacionadas aos colaboradores do OCP/IBP podem ser feitas diretamente no Canal de Ética do IBP (https://canaldeeticaibp.legaletica.com.br/

Documentos necessários aos processos de Apelação, Reclamação e Denúncia: