Logo IBP IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

08/07/20

Solicitação de postergação de prazos de inspeção de equipamentos é acolhida pelo Ministério da Economia

"139350.png"

O pleito do IBP, em nome da indústria, sobre a postergação dos prazos de inspeção de segurança periódica dos vasos de pressão, tubulações e tanques de armazenamento abrangidos pela NR-13, foi aceito pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério da Economia.

A Portaria Nº 15.797, de 2 de julho de 2020, está publicada no Diário Oficial da União.

Esta prerrogativa existe na NR-13, mas aplicada somente a caldeiras, no caso de “força maior” e com justificativa formal do empregador. Nesta situação, pode ocorrer postergação de até 6 (seis) meses do prazo previsto para a inspeção de segurança periódica de caldeiras, desde que a empresa faça uma análise técnica, com respectivas medidas de contingência para mitigação dos riscos, elaborada por Profissional Habilitado (PH) ou por grupo multidisciplinar por ele coordenado.

De acordo com a Portaria, “Durante a vigência da emergência de saúde pública... mediante justificativa formal do empregador, acompanhada por análise técnica e respectivas medidas de contingência para mitigação dos riscos, elaborada por Profissional Habilitado ou por grupo multidisciplinar por ele coordenado, com emissão da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, pode ocorrer postergação de até seis meses do prazo previsto para a inspeção de segurança periódica de vaso sob pressão, tubulação e tanque metálico de armazenamento, estipulada na Norma Regulamentadora nº 13.”

Ainda de acordo com a Portaria publicada, “o empregador deve comunicar ao sindicato dos trabalhadores da categoria predominante do  estabelecimento a justificativa formal para postergação da inspeção de segurança periódica ... e disponibilizar a análise técnica e respectivas medidas de contingência para mitigação dos riscos, caso solicitado”.

Na carta enviada pelo Instituto, foi explicado que a manutenção dos prazos atuais levará à paralisação de plantas industriais de fornecimento de insumos vitais para a cadeia produtiva nacional, impactando o atendimento às necessidades atuais do sistema de saúde e da população em geral.

documento está disponível para visualização no Diário Oficial da União.[

Veja mais notícias
Prêmio Open Innovation Awards – Campeãs da Década
21/11/25

IBP conquista o 1º lugar no Prêmio Open Innovation Aw…

Programa de Diversidade ZIGA
20/11/25

IBP fortalece diversidade racial no setor de energia …

IBP 6-7
19/11/25

IBP debate cooperação internacional e descarbonização…

posicinamento-gas-1500x785
18/11/25

NOTA TÉCNICA – PLV 10/2025: Competência do CNPE para …