Logo IBP IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

15/09/23

Posicionamento IBP – Aprovação do PLP 136 na Câmara

"147016.png"

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), principal entidade que representa o setor de combustíveis no país, felicita a Câmara dos Deputados pela aprovação do texto do PLP 136/23 sem o inciso que revogava a aplicação de alíquotas ad rem (valor fixo em reais por unidade de medida) da Lei 192/22.

Desta forma, mantem-se íntegro o conceito do atual sistema de tributação monofásica dos combustíveis com alíquotas uniformes em todo país, vigente desde maio de 2023.

O Instituto ressalta que a implantação do ICMS monofásico no segmento foi um passo importante para a reorganização do arcabouço tributário brasileiro, trazendo maior transparência à sociedade, menor volatilidade de preços, eficiência tributária e isonomia concorrencial com redução da evasão fiscal e fraudes.

O IBP e suas associadas continuarão trabalhando para que o texto em discussão no Senado mantenha as premissas acordadas na Câmara, com o objetivo de manter no segmento de combustíveis um regime tributário simplificado, um ambiente de negócios competitivo e isonômico e em linha com o conceito previsto no texto da PEC 45 aprovado na Câmara.

[
Veja mais notícias
tarifa
17/11/25

Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte …

Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)
17/11/25

Setor de óleo e gás brasileiro diminui emissões e se …

COP30_ Painel Energia que se Mede é Energia que Evolui
15/11/25

Indústria brasileira de O&G evolui no reporte de emis…

Release COP30_Painel Evolução da Energia
15/11/25

Setor O&G debate alinhamento ao Acordo de Paris e coo…