PetroRio Talks aborda liderança feminina no mercado de OG
A PetroRio lançou em março o PetroRio Talks, que teve como tema a Liderança Feminina, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Os encontros acontecerão todos os meses com convidados relevantes para abordar assuntos como segurança, sustentabilidade, responsabilidade social, cultura, inovação e desenvolvimento. A iniciativa é parte da estratégia da empresa de realizar uma série de ações inovadoras ao longo do ano, reforçando seus pilares de atuação no mercado e o seu DNA jovem e empreendedor.
Nesta primeira edição, o evento contou com profissionais do setor de óleo e gás, que destacaram os desafios enfrentados ao longo de suas trajetórias, fortalecendo sua atuação em uma indústria majoritariamente masculina.
Uma das convidadas foi a engenheira Cristina Pinho, que trabalhou durante 30 anos em grandes empresas da indústria e hoje é subsecretária de Petróleo no Rio de Janeiro. Cristina falou sobre as barreiras para o progresso das mulheres e que a diversidade é positiva para todos. Além disso, deu algumas dicas como plano de carreira, autopromoção, influência de níveis superiores, entre outros. “Pesquisei dados interessantes sobre um estudo recente, realizado pela Mackenzie. Empresas que se destacam em diversidade de gênero têm 21% a mais de probabilidade de obter uma melhor performance financeira. Quando essa diversidade amplia para outros âmbitos como gênero e raça, o percentual sobe ainda mais, para 27%”, destacou. “Tudo isso porque é importante ter maneiras diferentes de pensar, visões e vivências diversificadas, que trarão novas soluções e formas de atuação”, explicou a executiva.
Outra palestrante foi a engenheira de petróleo Barbara Cavalcanti, que trabalha atualmente em uma empresa do setor e é voluntária da Society of Petroleum Engineers (SPE), maior organização individual que atende profissionais em todo o mundo na indústria de petróleo e gás. A convidada contou um pouco de sua trajetória e sobre a atuação no comitê Women in Energy (WIN), criado na SPE com a ideia de divulgar e promover a diversidade de gênero no mercado do óleo e gás e trazer um campo produtivo para as mulheres conseguirem alcançar suas metas de carreiras.
“Uma das atividades que fazemos no WIN são palestras em escolas e universidades, contando como é nosso dia a dia, como é trabalhar embarcado e, desta forma, plantar a sementinha na cabeça de meninas e jovens de que é possível, sim, seguir carreiras nesta área. Todas nós somos capazes e precisamos acreditar nisso desde cedo”, comentou Barbara.
Para fechar com chave de ouro, recebemos a palestra da atriz e roteirista Suzana Pires, que fundou o Instituto Dona de Si, projeto para apoiar o aumento do número de mulheres em carreiras nas quais são minoria, como tecnologia, narrativas (roteiristas e diretoras) e mercado financeiro.
“Temos um DNA histórico de que temos limitações e empecilhos no nosso caminho, mas, para mudarmos isso, precisamos nos unir. A união modifica esses parâmetros criados desde sempre e que até hoje, muitas vezes, acreditamos neles”, explicou a atriz. “Por mais que vocês trabalhem em uma empresa que seja simpática e empática à diversidade de gênero, não esqueçam que estamos inseridos em uma cultura. E para mudarmos esta realidade é importante este tipo de evento e ouvirmos umas às outras. Temos que olhar para uma mulher não como competidora, mas como uma igual”, concluiu.
O evento foi finalizado com um brinde a todas as mulheres presentes, que puderam trocar experiências, contar suas histórias e ouvir as palestras de grandes inspirações femininas. Além de colaboradores o evento contou com a presença de jornalistas, artistas, estudantes e profissionais da indústria de óleo e gás.
Fonte: PetroRio[