Parcerias são cruciais para o sucesso de startups no setor de energia
Especialistas da FINEP, EMBRAPII e consultores destacam, em painéis do iUP Innovation Connections, evento paralelo que acontece na OTC Brasil 2025, que, mais do que financiamento, startups precisam de alinhamento do ecossistema e oportunidades de testes práticos para superar o "vale da morte"
Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2025 – Os painéis da tarde desta quarta-feira (29) no iUP Innovation Connections, evento de inovação da OTC Brasil 2025, aprofundaram o debate sobre os desafios reais das startups para além do financiamento. O consenso entre especialistas de agências de fomento e consultores de mercado é que o sucesso da inovação no Brasil depende agora de alinhamento estratégico e parcerias técnicas que permitam a validação prática das novas tecnologias.
No painel "Fostering Innovation Beyond Regulated RD&I", líderes de instituições como FINEP, ABGI, EMBRAPII e APEX destacaram a necessidade de ir além dos investimentos regulados. Os debatedores apontaram que o Brasil já possui um portfólio robusto de apoio aos empreendedores, mas precisa avançar na conexão entre os mercados nacional e internacional e focar em soluções para problemas reais da indústria.
Paulo Rezende, Energy Transition Manager da FINEP, resumiu o cenário: "Temos pessoas capacitadas, temos empresas e uma confluência de fatores espetacular neste momento". Ele destacou que o país possui políticas públicas e recursos , mas que o principal desafio é "promover o alinhamento desses elementos para o país brilhar como merece". Também participaram deste painel a CEO da ABGI, Carolina Rocha; a Head of New Programs and Strategic Partnerships da EMBRAPII, Marcela Mazzoni; e o Head of Investment da APEX, Carlos Padilla. A mediação foi realizada pela Senior Innovation & Sustainability Manager da BIP Consulting, Cristiane Moura.
Essa necessidade de “alinhamento” foi detalhada no painel sobre os desafios das startups. Comentando sobre o tema, o consultor Antônio Batista, da VITA Digital Soluções, explicou por que apenas o financiamento não é suficiente. "Conheço muitas startups que obtiveram recursos para inovação e caíram no vale da morte. Uma das respostas é que a necessidade não é somente do dinheiro", afirmou.
Segundo Batista, o setor de O&G possui alto nível de exigência para certificações. "Tão valioso quanto os recursos financeiros é a oportunidade de testar a solução. A indústria do petróleo não compra nada que não seja homologado e certificado". Ele mencionou iniciativas como o Programa NAVE, patrocinado por nove empresas do setor e conduzido pelo IBP como Entidade Gestora, no âmbito da cláusula de PD&I da ANP, como exemplo de modelo que promove integração técnica e oferece às startups condições reais de aplicação prática. Com mais de R$ 26 milhões destinados às startups selecionadas, o programa cria as bases necessárias para sua maturação e sobrevivência no mercado.
O iUP Innovation Connections, hub de inovação do IBP, acontece até amanhã (30) na OTC Brasil 2025, com o objetivo de conectar os diferentes atores do ecossistema de inovação.
Sobre a OTC Brasil
A OTC Brasil 2025 é realizada no ExpoRio Cidade Nova de 28 a 30 de outubro e conta com o patrocínio Master da Petrobras; patrocínio Diamond das empresas Shell e TotalEnergies; patrocínio Platinum da Equinor, ExxonMobil, Petronas, PRIO e TechnipFMC; patrocínio Ouro da Brava, Chevron e Repsol Sinopec; patrocínio Prata da bp; e patrocínio Bronze da OceanPact, PERBRAS, Vallourec e Tenaris. A EcoPetrol Brasil é patrocinadora do Club Offshore, o BTG Pactual Advisors é o Banco Oficial do evento e a Secretaria de Energia e Economia do Mar do Governo do Estado do Rio de Janeiro é Parceira Estratégica. A United Airlines é a companhia aérea oficial da OTC Brasil e a Parceira de Conhecimento é a S&P Global Commodity Insights. O B&T XP é o Corretor Oficial de Câmbio; a Ambipar é a Parceira Oficial de Compensação de Emissões; e a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena) é Associação Convidada. O evento ainda conta com os seguintes parceiros de mídia: eixos, Petro&Química, Brasil Energia, Tn Petróleo, Upstream, Offshore e Oil & Gas Journal. O evento conta ainda com o Apoio Institucional da ABEEMAR, ABEMI, ABESPETRO, ABIMAQ, ABPIP, ABRACO, AHK Mercosul, Arpel, CESAR, EIC, Energy Workforce & Technology Council, Firjan SENAI SESI, IADC, IAPG, Rede Petro ES, SBGf, Syndarma e Abeam, e Visit Rio.