Logo IBP IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

01/02/21

O que é diesel verde ou diesel renovável?

"fallback-ibp.jpg"
Publicado originalmente no Além da Superfície.

Está em discussão no país a introdução de um novo biocombustível destinado a motores de ciclo diesel. É o chamado diesel verde ou diesel renovável, cuja composição é semelhante ao óleo diesel de petróleo, porém oriundo de matérias primas renováveis.

Já utilizado em países da Europa e nos Estados Unidos, o diesel verde faz parte da segunda geração de biocombustíveis. O produto é resultado de aprimoramentos tecnológicos necessários para acompanhar as novas tecnologias veiculares, que requerem um combustível de melhor qualidade, com alta estabilidade e teores mínimos de contaminantes.

O que é diesel verde ou diesel renovável?

A seguir, o Além da Superfície esclarece as principais dúvidas sobre o diesel verde.

Como é obtido o diesel verde? E o HVO?

Esse biocombustível pode ser produzido a partir do hidrotratamento de óleos vegetais ou gorduras animais, da síntese de moléculas a partir de gás de síntese obtido pela gaseificação de resíduos orgânicos, pela fermentação de cana de açúcar, entre outros processos. Sua composição é semelhante ao diesel derivado do petróleo, por isso pode ser misturado ao diesel mineral em qualquer proporção, até mesmo em substituição integral.

O HVO, sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado (Hydrotreated Vegetable Oil), é um dos tipos de diesel verde e é fruto de investimentos em tecnologia. Trata-se do produto de hidrogenação de óleos vegetais, de gorduras animais, de microorganismos e resíduos, como óleo de cozinha usado. O HVO é o terceiro biocombustível mais usado no mundo e aquele cuja produção mais cresce.

Pelos mesmo processo produtivo, podem também ser fabricados biocombustíveis para aviação (conhecido como BioQAv), a bionafta e o biopropano, o que contribui para redução dos custos de produção de todos estes produtos.

Quais as vantagens do diesel verde?

O diesel verde é quimicamente idêntico àquele que vem do petróleo, porém com conteúdo de origem vegetal ou animal, e tem qualidade superior ao biodiesel de base éster. Hoje, no Brasil, o biodiesel base éster é adicionado ao diesel de petróleo no percentual de 12%.

O diesel verde é isento de contaminantes; possui maior estabilidade, o que garante menos problemas no armazenamento e no uso em motores diesel; minimiza danos aos motores, como entupimento de filtros, bombas e bicos injetores, aumentando a vida útil dos veículos; e possui elevado número de cetano, o que melhora a qualidade da combustão no motor. Além disso, pode ser usado em motores a diesel sem os limites apresentados pelo biodiesel éster  e contribui também para a redução entre 50% e 90% das emissões de gases de efeito estufa em relação ao diesel fóssil.

Acesse o Além da Superfície para conferir o material na íntegra. [
Veja mais notícias
Prêmio Open Innovation Awards – Campeãs da Década
21/11/25

IBP conquista o 1º lugar no Prêmio Open Innovation Aw…

Programa de Diversidade ZIGA
20/11/25

IBP fortalece diversidade racial no setor de energia …

IBP 6-7
19/11/25

IBP debate cooperação internacional e descarbonização…

posicinamento-gas-1500x785
18/11/25

NOTA TÉCNICA – PLV 10/2025: Competência do CNPE para …