Jovens se reúnem para sessão do Profissional do Futuro em Natal
Mais de 350 jovens participaram da segunda sessão do Programa Profissional do Futuro, realizado no dia 12 de agosto, em Natal, durante o II Conepetro - Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
A sessão teve a participação do gestor de projetos da refinaria Abreu e Lima em Recife da Petrobras, Daniel Canabrava, que abordou a importância das operações de refino no setor de petróleo, bem como suas etapas, desafios e perspectivas. Além dos aspectos técnicos, o engenheiro químico falou um pouco da sua trajetória de carreira, com passagens como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq) e como engenheiro da área de produção de biodiesel na Tecbio.
Já Nina Fernández Y Fernández, representante da área de Relações Institucionais do IBP, deu dicas para os estudantes se qualificarem ainda mais na área, especialmente num momento de crise. “É fundamental investir no inglês fluente e na qualificação constante, mesmo com cursos de curta duração”, explica, ressaltando ainda o poder do networking. “Participar de eventos também é fundamental para ampliar a rede de contatos e ampliar a possibilidade de conseguir uma vaga, mesmo que a competição seja grande”, afirmou.
Realizado anualmente pelo IBP, o Programa chega a 2016 de cara nova: palestras que promovem ainda mais interação entre executivos e estudantes e acontece dentro das universidades, ampliando o relacionamento com o ambiente acadêmico. A expectativa é que este ano cerca de 1,3 mil jovens participem da iniciativa.
A próxima sessão do Profissional do Futuro acontece no dia 30 de agosto, durante a Semana Integrada de Engenharia da PUC-Rio, que vai de 29 de agosto a 2 de setembro.[