IBP retoma gradualmente atividades presenciais
Depois de mais de 18 meses atuando remotamente devido à pandemia de Covid-19, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) começou a retomar gradualmente, em outubro, as atividades presenciais em sua sede, no Rio de Janeiro. A premissa do retorno é a saúde e segurança dos colaboradores, avaliadas a partir dos indicadores de empregados vacinados (2ª dose) e do Índice de Transmissão alinhado ao considerado seguro pelo Estado / Município.
Priorizando a saúde e segurança dos colaboradores por meio da adoção de protocolos com medidas de prevenção, a volta ao escritório foi feita apenas com um número limitado de voluntários que tenham completado o ciclo de vacinação. A partir da segunda quinzena de novembro, um novo grupo de voluntários – também 100% vacinados – retornará às suas atividades presenciais. A previsão é que todos os colaboradores retornem ao escritório em janeiro de 2022.
O Instituto conta com um espaço inteiramente adaptado para respeitar os protocolos sanitários e garantir a segurança no ambiente de trabalho. Outra mudança implementada a partir do retorno é no formato do trabalho, que passa a adotar o modelo híbrido. Os colaboradores que retornam ao escritório podem trabalhar em home office durante parte da semana.
Neste primeiro momento, visando ao bem-estar de todos, ainda não são recomendadas visitas ou reuniões presenciais, mas o IBP segue atendendo normalmente pelos canais indicados por cada área. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo e-mail relacionamento@ibp.org.br.
Cartilha para o Retorno Responsável ao Trabalho Pós-Quarentena
Atento a todas as mudanças que estão acontecendo no mundo em função da pandemia da COVID-19, o IBP também preparou uma cartilha com informações relacionadas às melhores práticas para o trabalho presencial das atividades administrativas, de forma consciente e responsável, para que outras empresas possam conduzir o processo da melhor forma possível.
O material é um documento amplo, construído em diversas reuniões com representantes dos Associados IBP e suas diretrizes de melhores práticas no cenário pandêmico atual.
A Cartilha para o Retorno Responsável ao Trabalho Pós-Quarentena está disponível aqui*.
*O IBP acompanha todos os atos normativos e emanados pelos órgãos de governo. Dada a edição da Portaria MTP N°620, de 1° de novembro de 2021, o Instituto fará uma avaliação para trazer os reflexos necessários dentro da cartilha.
[