IBP promove Dia da Inovação e conecta empresas, startups e universidades em torno de soluções para o futuro da energia
Em comemoração ao Mês da Inovação, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) realizou, no dia 14 de outubro, o Dia da Inovação, um encontro que reuniu associados e players do setor para um dia repleto de debates e apresentações na sede do Instituto, no Rio de Janeiro.
O evento teve como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação do setor de energia, estimulando conexões entre empresas, startups, universidades e centros de pesquisa. A programação contou com debates sobre investimentos e demandas do setor, pitches de startups e a 3ª edição da Vitrine Tecnológica, iniciativa do IBP que acelera soluções disruptivas voltadas à transição e eficiência energética.
Segundo Melissa Fernandez, Gerente de Tecnologia e Inovação do IBP, o encontro reflete o papel estratégico da inovação para o desenvolvimento sustentável do setor. “Essa iniciativa do IBP reúne pessoas para falar sobre investimento, inovação, demandas do setor e soluções aplicadas. Os temas apresentados se conectam com as oportunidades que a evolução energética oferece, fortalecendo o ecossistema de inovação. A inovação agrega valor às empresas, impulsiona sustentabilidade e crescimento econômico. Cada fonte de energia tem seu papel fundamental nesse processo”, destacou.
A abertura foi conduzida por Melissa, que convidou Cristina Pinho, Conselheira do IBP, para moderar o primeiro painel do dia, ao lado de representantes de empresas associadas. O painel teve como tema Investimentos no Setor, com participação de Caio Scofano (Vibra), Alex Dal Pont (Petrobras) e Arthur Almeida (PRIO).
Em seguida, a programação seguiu com o painel Demandas do Setor, que apresentou pitches reversos sobre os desafios prioritários da indústria, com contribuições de Hércules Padilha (Petrobras), Raquel Cavalcanti (Repsol), Lucilene Bragança (Equinor), Tiago Palermo (Subsea7) e Caio Bonini (SBM).
Durante a tarde, ocorreu a Vitrine Tecnológica, com apresentações de startups que trouxeram soluções voltadas para monitoramento ambiental, novos materiais, eficiência energética e digitalização. Participaram Daiane Pioli (Goldfine Brasil), João Carneiro (Hybrid IA), Lucas Jonis (NeoVision), Francisco Silva (Petrobras) e Alfredo Vespa (Wonder Data Labs).
Encerrando o evento, foram apresentados cases de sucesso em duplas formadas por empresas associadas ao IBP que desenvolveram e utilizam soluções aplicadas na indústria. Os cases foram apresentados por representantes da Transocean e Altave, TAG e IMG, Repsol Sinopec e Ouronova, e REDUC e CENPES (Petrobras).
O Dia da Inovação do IBP foi marcado por intensa troca de conhecimento, oportunidades de interação entre público e palestrantes e pela diversidade de soluções apresentadas, reforçando o compromisso do Instituto em fomentar a inovação e contribuir para a evolução sustentável do setor de energia no Brasil.