IBP leva Programa de Diversidade ZIGA à OTC Brasil 2025
Programa voltado para diversidade racial terá destaque na programação do estande do Instituto, durante um dos maiores eventos de tecnologia offshore do mundo
No próximo dia 29, às 13h, o estande do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) na OTC Brasil 2025 – um dos principais eventos de tecnologia offshore do mundo, que será realizado entre 28 e 30 de outubro, no ExpoRio, no Rio de Janeiro – será palco do encontro de embaixadores do Programa de Diversidade ZIGA.
Criada pelo Instituto, em 2023, para abarcar as ações de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) voltados para a temática racial, a iniciativa tem a origem do seu nome – “ZIGA” - no kikongo, significa “existir” e foi escolhido para dar visibilidade aos profissionais negros do setor de petróleo, gás e biocombustíveis, bem como às suas demandas específicas.
A indústria de petróleo, gás e biocombustíveis
Refletindo o cenário nacional, a indústria de petróleo, gás e biocombustíveis ainda tem uma sub-representação da população negra, mas, nos últimos anos, o fortalecimento da agenda ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) impulsionou as pautas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I).
E o IBP, como representante institucional do setor, tem tido um papel de articulador por meio de suas comissões técnicas. Subordinado à Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão do Instituto, o Grupo de Trabalho de Raça e Etnia foi criado em 2021 com o objetivo de diagnosticar, mapear, pesquisar e discutir boas práticas, assim como propor ações que contribuam para atração, retenção e desenvolvimento de profissionais negros na indústria de óleo, gás e biocombustíveis.
“Depois de levarmos o ZIGA para o congresso da ROG.e 2024 – até então, um dos maiores eventos de energia do mundo -, no recém-criado eixo temático de Pessoas e Cultura, agora vamos levar esse tema tão caro à sociedade para outro espaço estratégico”, afirma Carolina Souza, vice-coordenadora do GT de Raça e Etnia do IBP. “Embora muitas empresas já tenham seus próprios programas de DE&I, é fundamental construir alianças que articulem ações capazes de promover mudanças estruturais e duradouras em todo o setor”.
As principais atividades desenvolvidas pelo grupo visam contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 18 – Igualdade Étnico-Racial, 10 – Redução das Desigualdades, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e 4 – Educação de Qualidade.
Onde estão os profissionais negros do setor?
A partir das recomendações do GT, o IBP lançou, em julho de 2023, o formulário de autoidentificação, que busca mapear, identificar, valorizar e dar visibilidade a esses profissionais na indústria de energia.
Os dados pessoais são coletados voluntariamente para a formação de um banco de dados administrado pelo Instituto, que poderão trazer insights quantitativos e qualitativos sobre a presença de profissionais negros no setor, além de informações para promoção de ações afirmativas individualizadas - como, por exemplo, a identificação de perfis adequados para participar de atividades do IBP -, bem como de comunicações e de seleções afirmativamente exclusivas*.
A iniciativa marcou o lançamento do Programa de Diversidade ZIGA, que, desde então, abarca as ações promovidas pelo Instituto relacionadas à temática racial.
Preencha aqui o formulário de autoidentificação.
Trilha de Aprendizagem
Elaborada pela Universidade Setorial de Petróleo e Gás (UnIBP) com o apoio do GT de Raça e Etnia, a Trilha de Aprendizagem tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de profissionais negros e potencializar oportunidades de contratação no setor de petróleo, gás e biocombustíveis.
A iniciativa engloba temas essenciais a partir da transversalidade com o inglês corporativo, o desenvolvimento de soft skills e a aplicação de um projeto de inovação e prática profissional.
Ao fim das 68h, os participantes aprovados terão a possibilidade de fazer parte do Banco de Talentos da UnIBP, que os conectará com o mercado e com oportunidades de carreira.
Novas parcerias
Por meio de recomendação do GT, o IBP também aderiu ao Pacto Empresarial pela Equidade Racial e à Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial, além de firmar um termo de cooperação com a Universidade Zumbi dos Palmares e uma parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial.