Logo IBP IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

16/12/25

IBP homenageia empresas com mais de 50 anos de associação

"ibp-168"

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) realizou, na quinta-feira (11), na sua sede no Rio de Janeiro, o tradicional coquetel de encerramento para associados. O encontro reuniu representantes das empresas associadas e teve como destaque o reconhecimento às empresas que têm se mantido associadas por mais de 50, ininterruptamente, celebrando uma trajetória construída a partir de confiança, parceria e atuação conjunta ao longo das décadas.

A abertura do evento foi conduzida por Dione Oliveira, Gerente da Área de Relacionamento com Associados do IBP, que destacou o cuidado na preparação da noite e o significado do encontro. “Esta noite foi preparada com muito carinho para celebrarmos 2025 e brindarmos ao ano que virá. Vamos revisitar conquistas importantes, olhar para o futuro e, de forma muito especial, reconhecer empresas que construíram conosco uma trajetória sólida e seguem sendo fundamentais para impulsionar o caminho que estamos traçando”, afirmou.

Dione também deu as boas-vindas às 30 novas empresas que passaram a integrar a rede do Instituto ao longo de 2025. Na sequência, a Diretora Executiva Corporativa do IBP, Cláudia Rabello, destacou o papel da colaboração, da inovação e da confiança na longevidade da instituição, que completou 68 anos de existência. “2025 mostrou que, quando alinhamos propósito, conhecimento e rede, o impacto acontece, e ganha escala. O IBP é uma plataforma que conecta empresas, tecnologia, políticas públicas, talento, diversidade e soluções para o futuro da energia”, afirmou.

Cláudia também ressaltou que a trajetória do IBP não é fruto do acaso. “Completamos 68 anos e essa longevidade é reconhecimento do valor que o IBP entrega e da força que a comunidade gera”, disse, ao destacar iniciativas voltadas à capacitação, diversidade e inovação, além do papel do Instituto como articulador estratégico das demandas do setor.

Homenagem às empresas associadas há mais de 50 anos

O momento central da noite foi dedicado ao reconhecimento às empresas que permanecem associadas ao IBP por mais de cinco décadas, atravessando ciclos econômicos, transformações estruturais e mudanças profundas na indústria de energia.

Ao anunciar o início das homenagens, Cláudia Rabello ressaltou o significado do tempo no setor. “No setor de energia, o tempo é um ativo estratégico. Ele exige coragem para investir, consistência para sustentar e confiança para permanecer.

Abrindo a linha do tempo, foram homenageadas as empresas que completaram 50 anos de associação ao IBP: SLB e Chevron. Representando a SLB, Nara Tsuboi agradeceu o reconhecimento e ressaltou a longevidade da parceria. “A SLB está no Brasil há 80 anos e, desses, 50 anos são de parceria com o IBP. É uma relação muito importante para nós e esperamos muitos anos mais juntos”, afirmou. Além disso, a empresa Chevron foi representada por Mauro Pagan.

Na sequência, com 52 anos, a Oxiteno, hoje parte do grupo Indovinya, foi representada por Vinicius Sampaio. Já com 53 anos de associação, a Promax Bardahl foi representada por Sergio Ambrus.

Avançando na trajetória, foram reconhecidas as empresas com 54 anos de associação ao IBP: Naturgy, Copa Energia e Castrol, atualmente integrante do grupo BP. Representando a Castrol, Rafael Clemente destacou o valor da colaboração. “Acreditamos no valor da parceria e é uma honra fazer parte do IBP. Contribuir para o desenvolvimento do país ao lado do Instituto é motivo de muito orgulho”, afirmou. A empresa Copa Energia foi representada pela Sheyla Oliveira e a Naturgy pela Cristiane Delaert.

Com 63 anos de associação, a Tenaris, representada por Idarilho Nascimento, ressaltou a relevância da atuação conjunta ao longo do tempo. “Somos associados desde 1962. Ao longo dos últimos anos, participei ativamente das iniciativas do IBP, em comissões, eventos e na formação profissional. É uma honra receber esse reconhecimento”, destacou.

O ápice da noite foi dedicado às empresas associadas há 68 anos, que acompanham o IBP desde sua fundação e ajudaram a construir a cultura associativa da instituição. Foram homenageadas Ipiranga, Ultragaz, Supergasbras, ExxonMobil, Shell e Petrobras.

Representando a Ipiranga e a Ultragaz, Guido Silveira destacou a importância da união da indústria. “O IBP sempre foi um fórum essencial para discutir os temas relevantes do downstream. A união da indústria é fundamental para fortalecer o setor”, afirmou.

Pela Supergasbras, Sabrina Kluft ressaltou a parceria de longa data. “Dos 78 anos de existência da empresa, 68 são em parceria com o IBP. Agradecemos não só a homenagem, mas a atuação ética e técnica do Instituto em prol do setor de energia”, disse.

Márcio Bastos, diretor da ExxonMobil, destacou o papel histórico da empresa na criação do Instituto. “A ExxonMobil participou da fundação do IBP e tem presença no Brasil há mais de um século. Fazer parte de uma instituição que contribuiu tanto para a evolução do setor é motivo de orgulho”, afirmou.

Representando a Shell, Flavio Rodrigues, destacou o sentimento de pertencimento e confiança. “O IBP é a casa da indústria. Um espaço onde grandes marcas se unem por um propósito comum. Em um momento de grandes transformações, reputação e confiança são ativos essenciais, e o IBP representa isso”, afirmou.

Encerrando os discursos da noite, a Petrobras, representada pelo Diretor de Logística, Claudio Schlosser, ressaltou que a história do IBP se confunde com a própria história do país. “Ao longo das décadas, enfrentamos juntos o desafio do abastecimento, avançamos na construção da autossuficiência energética, vivenciamos a transformação trazida pelo pré-sal e, agora, encaramos o desafio da transição energética. Temos a certeza de que somente de forma conjunta, por meio de uma associação como o IBP, continuaremos alcançando conquistas, fortalecendo a indústria e superando os desafios que estão por vir”, afirmou.

Veja mais notícias
Tributação_Reforma Tributária
22/12/25

Congresso Nacional fortalece papel da ANP

WhatsApp Image 2025-12-17 at 16.36.59
17/12/25

IBP marca presença no Conecta Macaé

tubulacoes-de-aco-e-cabos-em-uma-planta
17/12/25

Pela segurança jurídica, pela integridade do marco do…

IBP no Macapá
16/12/25

IBP marca presença em debates estratégicos sobre ener…