Logo IBP IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

10/02/25

IBP homenageia Carlos Mariani Bittencourt, ex-vice-presidente da Firjan

"fallback-ibp.jpg"

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) presta homenagem a Carlos Mariani Bittencourt, que faleceu neste domingo (09/02) aos 87 anos. Engenheiro de formação, Carlos Mariani dedicou grande parte de sua vida ao desenvolvimento da indústria brasileira, especialmente no setor de petróleo e gás. Mariani foi Presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), tendo exercido numerosas posições na indústria petroquímica, incluindo a criação da Braskem.

Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de destaque, como membro do Conselho de Representantes e diretor da CNI e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN)., onde contribuiu significativamente para o fortalecimento da indústria fluminense. Sua liderança e visão estratégica foram fundamentais para diversas iniciativas que impulsionaram o crescimento econômico do estado do Rio de Janeiro.

Carlos Mariani também esteve à frente de projetos importantes voltados para a inovação e o futuro da indústria, demonstrando seu compromisso com o progresso e a modernização do setor. Sua atuação incansável e dedicação servem de exemplo para todos os profissionais da área.

O IBP reconhece sua inestimável contribuição para o desenvolvimento da indústria de petróleo, gás e suas diversas ramificações no Brasil, deixando um legado de grande relevância para o setor.[

Veja mais notícias
posicinamento-gas-1500x785
18/11/25

NOTA TÉCNICA – PLV 10/2025: Competência do CNPE para …

tarifa
17/11/25

Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte …

Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)
17/11/25

Setor de óleo e gás brasileiro diminui emissões e se …

COP30_ Painel Energia que se Mede é Energia que Evolui
15/11/25

Indústria brasileira de O&G evolui no reporte de emis…