IBP fortalece diversidade racial no setor de energia com o Programa ZIGA
Iniciativa, criada em 2023, foca na atração, desenvolvimento e visibilidade de profissionais negros na indústria de petróleo, gás e biocombustíveis através de ações de capacitação, mapeamento e parcerias estratégicas.
O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) está intensificando suas ações de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) através do Programa de Diversidade ZIGA. Lançada em 2023, a iniciativa é dedicada especificamente à temática racial, com o objetivo de atrair, reter e dar visibilidade aos profissionais negros do setor de petróleo, gás e biocombustíveis, bem como atender às suas demandas específicas.
O nome "ZIGA", que significa "existir" em kikongo, foi escolhido para simbolizar a necessidade de ampliar a presença e o protagonismo desses profissionais em uma indústria que, refletindo o cenário nacional, ainda apresenta sub-representação da população negra. O programa foi estruturado a partir do Grupo de Trabalho de Raça e Etnia do IBP (criado em 2021) e atua como um articulador de ações impulsionadas pelo fortalecimento da agenda ESG (Meio Ambiente, Social e Governança).
O ZIGA foi desenhado para desenvolver profissionais negros e ampliar oportunidades de contratação no setor, baseando-se em ações integradas. Entre as principais frentes de atuação, destacam-se:
● Formulário de autoidentificação: Lançado em julho de 2023, marcou o início do programa. Seu objetivo é mapear, identificar e valorizar os profissionais negros da indústria, criando um banco de dados administrado pelo IBP. Essas informações permitem gerar insights quantitativos e qualitativos, além de promover ações afirmativas, como seleções exclusivas e convites para atividades do Instituto. Acesse o formulário aqui.
● Trilha de aprendizagem: Desenvolvida pela Universidade Setorial de Petróleo e Gás (UnIBP), esta trilha de 68 horas visa contribuir para o desenvolvimento de profissionais negros e potencializar sua contratação. O programa abrange temas como inglês corporativo, desenvolvimento de soft skills e projetos de inovação. Ao final, os participantes aprovados podem integrar o Banco de Talentos da UnIBP, conectando-os a oportunidades de carreira.
● Glossário étnico-racial: Uma ferramenta de apoio para educar e conscientizar o setor sobre termos e conceitos importantes para a pauta racial.
“O ZIGA é fruto da força coletiva e da articulação do nosso GT. Por meio dele, o IBP mobiliza empresas e profissionais para promover mudanças estruturais no setor, ampliando oportunidades e fortalecendo a agenda de diversidade como um compromisso de toda a indústria”, afirma Carolina Souza, vice-coordenadora do GT de Raça e Etnia do IBP.
Para promover mudanças estruturais e duradouras em todo o setor, o IBP tem buscado alianças estratégicas. O Instituto aderiu ao Pacto Empresarial pela Equidade Racial e à Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial, além de firmar um termo de cooperação com a Universidade Zumbi dos Palmares e uma parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial.
As ações do programa visam contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o 18 (Igualdade Étnico-Racial), 10 (Redução das Desigualdades), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 4 (Educação de Qualidade).
O ZIGA tem ganhado destaque em eventos estratégicos do setor, tendo sido tema de um trabalho técnico no congresso da ROG.e 2024 e, mais recentemente, em um encontro de embaixadores durante a OTC Brasil 2025, um dos maiores eventos de tecnologia offshore do mundo.
Saiba mais sobre o Programa de Diversidade ZIGA na página https://www.unibp.com.br/programa-de-diversidade-ziga/