Logo IBP IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

31/10/25

IBP e gigantes do setor assinam pacto inédito pela equidade de gênero offshore

Iniciativa apoiada por Petrobras, Shell, TotalEnergies, Equinor, SLB, Ocyan, Subsea7 e Capco estabelece compromissos práticos para ampliar a presença feminina e garantir um ambiente de trabalho mais justo e seguro em alto-mar

Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2025 – Em um movimento histórico para a indústria de energia, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e oito empresas associadas – Petrobras, Shell, TotalEnergies, Equinor, SLB, Ocyan, Subsea7 e Capco – assinaram ontem (30/10) o Pacto pela Equidade de Gênero Offshore. A assinatura ocorreu durante o painel "The Sea Is Also Female", no último dia da OTC Brasil 2025.

O objetivo do pacto é estabelecer compromissos práticos para promover um ambiente de trabalho mais adequado, seguro e inclusivo, visando atrair e reter mais talentos femininos para as operações em alto-mar.

A iniciativa surge como uma resposta estratégica a um desafio global do setor. Segundo um estudo do Boston Consulting Group (BCG) e da WPC Energy, estima-se que apenas 23% da força de trabalho global no setor de petróleo e gás seja composta por mulheres. No setor offshore, a participação delas é ainda menor. O pacto, derivado do programa "O Mar Também é Delas", lançado pelo IBP em 2024, visa acelerar essa mudança no Brasil.

O documento assinado pelas companhias é baseado em cinco pilares principais:

  1. Ética e Tolerância Zero à discriminação, assédio moral e sexual.
  2. Ambientes Inclusivos e Seguros, com infraestrutura adequada e foco na segurança psicológica.
  3. Equidade em todos os níveis, promovendo o acesso igualitário a oportunidades de desenvolvimento e liderança.
  4. Conscientização, engajando toda a força de trabalho, especialmente a liderança, na promoção da equidade.
  5. Evolução e Escuta Ativa, com o compromisso de monitorar o progresso e adaptar as práticas.

"Esse pacto é um compromisso coletivo de empresas que atuam diretamente na transformação do setor energético. A diversidade não é um valor periférico — ela precisa estar no centro das decisões e operações. Com ações práticas, estamos ampliando as oportunidades para que o mar também seja um espaço de respeito, inclusão e protagonismo feminino”, disse Claudia Rabello, diretora executiva corporativa do IBP.

O presidente do IBP, Roberto Ardenghy, enfatizou que as ações em andamento coroam resultados e conquistas importantes na caminhada em direção a uma maior participação feminina e diversidade no dia a dia das atividades offshore. Ele reconheceu que, embora já tenham ocorrido progressos importantes e compromissos firmados por várias empresas, ainda há muito o que precisa ser feito neste segmento.

Homenagem às pioneiras

O painel também prestou homenagem a mulheres que exercem posições de destaque no setor offshore, celebrando suas contribuições e reforçando a importância da representatividade. As profissionais homenageadas foram:

Petrobras: Anna Tiemi Pinto Goto, Lidiane Rogerio Cruz, Natalia Aparecida Dias e Sylvia Maria Couto dos Anjos.

Shell: Maristela Sá

SLB: Simone Alves Intete Nogueira

Capco: Dayane Assis da Silva

Equinor: Ingryd Mota

Subsea7: Taciane Caetano Silva

Ocyan: Alexandra Valadão Crispim Teles

TotalEnergies: Mariane Sulzbacher

Sobre a OTC Brasil

A OTC Brasil 2025 é realizada no ExpoRio Cidade Nova de 28 a 30 de outubro e conta com o patrocínio Master da Petrobras; patrocínio Diamond das empresas Shell e TotalEnergies; patrocínio Platinum da Equinor, ExxonMobil, Petronas, PRIO e TechnipFMC; patrocínio Ouro da Brava, Chevron e Repsol Sinopec; patrocínio Prata da bp; e patrocínio Bronze da OceanPact, PERBRAS, Vallourec e Tenaris. A EcoPetrol Brasil é patrocinadora do Club Offshore, o BTG Pactual Advisors é o Banco Oficial do evento e a Secretaria de Energia e Economia do Mar do Governo do Estado do Rio de Janeiro é Parceira Estratégica. A United Airlines é a companhia aérea oficial da OTC Brasil e a Parceira de Conhecimento é a S&P Global Commodity Insights. O B&T XP é o Corretor Oficial de Câmbio; a Ambipar é a Parceira Oficial de Compensação de Emissões; e a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena) é Associação Convidada. O evento ainda conta com os seguintes parceiros de mídia: eixos, Petro&Química, Brasil Energia, Tn Petróleo, Upstream, Offshore e Oil & Gas Journal. O evento conta ainda com o Apoio Institucional da ABEEMAR, ABEMI, ABESPETRO, ABIMAQ, ABPIP, ABRACO, AHK Mercosul, Arpel, CESAR, EIC, Energy Workforce & Technology Council, Firjan SENAI SESI, IADC, IAPG, Rede Petro ES, SBGf, Syndarma e Abeam, e Visit Rio.

Veja mais notícias
tarifa
17/11/25

Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte …

Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)
17/11/25

Setor de óleo e gás brasileiro diminui emissões e se …

COP30_ Painel Energia que se Mede é Energia que Evolui
15/11/25

Indústria brasileira de O&G evolui no reporte de emis…

Release COP30_Painel Evolução da Energia
15/11/25

Setor O&G debate alinhamento ao Acordo de Paris e coo…