IBP conquista o 1º lugar no Prêmio Open Innovation Awards – Campeãs da Década
O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) alcançou o 1º lugar na categoria “Ecossistema de Inovação de Maior Crescimento” do Open Innovation Awards, Edição Especial Campeãs da Década, promovido pela 100 Open Startups. O prêmio foi entregue nesta segunda-feira, 17 de novembro, no Rio de Janeiro, ao lado de outras referências nacionais, como Instituto Caldeira, ACATE, Santander X e Hotmilk.
A conquista reforça o papel histórico do IBP como o principal hub da indústria no Brasil, posição construída ao longo de quase 70 anos de atuação contínua na promoção de conhecimento técnico, articulação institucional e fortalecimento de toda a cadeia produtiva. O Instituto tem pautado discussões relevantes, representado o setor nos principais fóruns nacionais e internacionais e impulsionado iniciativas que conectam empresas, startups, academia, governo e sociedade.
Nos últimos anos, o avanço das ações de inovação lideradas pelo IBP - especialmente por meio do iUP, seu hub de inovação, e do Programa NAVE – ANP de Empreendedorismo, que reúne nove grandes empresas petrolíferas e 21 startups - ampliou ainda mais sua presença no ecossistema nacional. Essas iniciativas têm fortalecido conexões estratégicas, impulsionado P&D e acelerado tecnologias essenciais para a transição energética, digitalização e competitividade do setor.
“Receber o 1º lugar nesse prêmio reforça o papel do IBP como articulador do ecossistema e reconhece o trabalho conjunto das nossas empresas, startups, parceiros e do time que, diariamente, constrói pontes para impulsionar a inovação no setor de energia. É um marco que celebra não apenas o presente, mas uma trajetória de mais de seis décadas como casa da indústria no Brasil”, afirma Melissa Fernandez, gerente de Tecnologia e Inovação do IBP, que representou o Instituto na premiação.