GT de Saúde do IBP reúne profissionais de saúde para compartilhar boas práticas de combate à Covid-19
No último dia 05, profissionais da área de saúde da indústria de óleo e gás participaram de uma transmissão online voltada para as melhores práticas no combate à Covid-19. Promovido pelo GT de Saúde do IBP, o webinar fez parte do Encontro com as Comissões, que vai levar, ao longo dos próximos meses, conteúdos técnicos de qualidade ao público e aproximar os comitês e grupos de trabalho do Instituto das suas comunidades de interesse.
Ao falar sobre as boas práticas adotadas pelo setor de Downstream no Brasil, Dr. Paulo Rebelo, da Petrobras, reforçou a importância das medidas de prevenção, como o cuidado com a higiene, especialmente no ambiente de trabalho, além da necessidade de adequação a novas realidades, como o home office.
“Os nossos planos de emergência precisam ser constantemente adaptados, tanto pelo crescente conhecimento em relação à doença, como também em relação aos dados econômicos, à mudança no padrão de consumo dos nossos produtos e à disponibilidade dos recursos assistenciais que nós temos em cada região”, ele afirmou.
Já Dr. Ulysses Júnior, da SBM Offshore, trouxe uma visão das empresas de bens e serviço sobre as iniciativas praticadas pelo E&P no Brasil. O médico comentou os protocolos de testagem, de limpeza das unidades e de atuação preventiva antes, durante e após o embarque de funcionários.
Ao falar sobre a perspectiva das operadoras, o coordenador do GT de Saúde do IBP, Dr. Maurício de Souza, da Shell Brasil, destacou os impactos secundários da Covid-19, com a necessidade de agir pró-ativamente em relação à saúde mental.
“O que a gente tem aprendido ou implementado são não só questões de tecnologia, de pensar diferente. Claro que tem que um suporte psicológico ali, mas o que eu reforço muito é o olhar dos próprios funcionários supervisores. A gente diz na Shell que está ok não estar ok”, disse.
Mediado por Carlos Victal, Gerente de Sustentabilidade do IBP, a transmissão, exclusiva para associados e membros das comissões, também contou com a participação de Dr. Cristiano Lima, da Equinor, que compartilhou algumas práticas adotadas globalmente pela empresa, incluindo a redução de algumas atividades, a expatriação de funcionários e testagem.
[