Logo IBP IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

13/07/18

Dicionário do Petróleo em Língua Portuguesa chega à sua segunda edição

"fallback-ibp.jpg"

No dia 18 de julho, às 18h, será lançada no IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) a segunda edição do Dicionário do Petróleo em Língua Portuguesa / exploração e produção de petróleo e gás. De autoria de Eloi Fernández y Fernández, engenheiro mecânico e professor do Instituto de Energia (IEPUC) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), Oswaldo A. Pedrosa Junior, também engenheiro mecânico e ex-presidente da Pré-sal Petróleo S.A (PPSA), e António Correia de Pinho, geólogo e autor de vários outros livros sobre o tema, o dicionário aborda temas atualizados referentes à tecnologia de reservatório, tecnologia de produção, tecnologia de poço, geologia, geofísica, regulação e contratos.

"O lançamento da segunda edição foi motivado pelos novos modelos regulatórios e as descobertas do pré-sal, condições não existentes no momento da primeira edição, de 2008, e que, obviamente, introduziram diversas variáveis até então desconhecidas. Além disso, a primeira edição está esgotada", afirma o Prof. Eloi Fernández y Fernández.

Dado o desafio, os autores se uniram a outros cerca de 80 profissionais e acadêmicos da área para o lançamento desta nova edição, ainda mais abrangente e completa. "Selecionar esta equipe é um fator determinante para garantir a qualidade do dicionário. São parceiros reconhecidos no setor de óleo e gás, com grande experiência acumulada, e vários deles também participaram da primeira edição, que acabou se tornando uma obra de referência na área", reforça o professor.

Com 9.483 verbetes - além de um glossário inglês-português e um siglário com 1.180 termos -, a nova edição do Dicionário do Petróleo em Língua Portuguesa terá tiragem de dois mil exemplares e, novamente, é um lançamento das editoras PUC-Rio e Lexikon.

O dicionário também está disponível gratuitamente no site dicionariodopetroleo.com.br e no aplicativo "Dicionário do Petróleo" para Android e iOS. Quem tiver interesse no formato físico, pode comprar diretamente no site da Editora Lexikon ou nas maiores livrarias brasileiras, ao custo de R$ 168,00 (cento e sessenta e oito reais).

O dicionário teve o patrocínio do IBP, Petrobras, Partex Oil&Gas, Galp e ENH, e contou com a colaboração da SPE Brasil, Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC), Editora PUC-Rio, Lexikon Obras de Referência e Desenvolvimento Web - Lavorare.

Serviço:

Lançamento da segunda edição do Dicionário do Petróleo em Língua Portuguesa

Data: 18/07/18 Horário: 18h Local: IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) Endereço: Av. Almirante Barroso, 52, 26º andar, Centro, Rio de Janeiro

 [

Veja mais notícias
Plataforma Offshore_
25/11/25

Posicionamento IBP - Vetos ao PLV 10/2025

ElasMovemAEnergia_Notícia
25/11/25

A importância de formar novas lideranças femininas no…

Capa video ROG.e
24/11/25

Call for Papers ROG.e 2026: prazo para envio do resum…

Prêmio Open Innovation Awards – Campeãs da Década
21/11/25

IBP conquista o 1º lugar no Prêmio Open Innovation Aw…